Prefeito prestigia exposição em comemoração ao Dia do Índio.

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

 

No do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, a aldeia Tawá, localizada no distrito de Veleiro, realizou diversas atividades durante todo o dia de ontem (18/04), os índios apresentaram aos visitantes um pouco da cultura, em exposição de ervas medicinais, comidas típicas e artesanato desenvolvido na aldeia, que contou com a presença do prefeito João Alberto Amaral ‘Jonga’, que acompanhado da coordenadora de educação da Funai Regina Taukani, Mônica Silva Melo (coordenadora do Cras Indígena),Dilter (administração da Funai), valmir (Coordenador da agricultura da Funai) e o vereador Edmundo ‘Cona’, assistiram às apresentações de dança e música daquela etnia.

aldeia taw_prado_bahia

Para o prefeito, a data em que se comemora o Dia do Índio merece uma reflexão sobre a representatividade da cultura indígena no município de Prado. �??A aldeia Tawá do município de Prado hoje é referência, os costumes e hábitos desse povo são preservados. Essa exposição permite um resgate da história desse povo. Existem razões para comemorarmos a data. O povo indígena está inserido em nossa administração e as políticas públicas são voltadas para eles de uma forma especial�?�, enfatiza o prefeito Jonga.

aldeia taw_prado_bahia_4

Para a coordenadora do Cras indígena Mônica Silva Melo �??A realização do evento mostra a valorização da cultura indígena em nosso município, os movimentos que ajudam a manter viva a história do nosso povo”.

aldeia taw_prado_bahia_3

Os índios por muitas décadas vêm enfrentando o desafio de sobreviver com suas tradições e buscando interação com a sociedade de forma a incorporar a sua cultura e valores às novas buscas e necessidades dessa relação, pois o povo indígena vive o tempo presente e constroem o futuro de seus herdeiros, acreditando sempre que ações políticas e ideológicas se voltem para ouvir suas reivindicações e sejam protegidas e respeitadas.

aldeia taw_prado_bahia_1

A fundação Nacional do Índio (Funai) que executa a política dando cumprimento ao que determina a Constituição Brasileira de 1988, vem buscando formas de reflexão sobre como encaminhar a ação indigenista e buscar condições de discuti-la de uma maneira eficaz com os principais interessados, os índios.

aldeia taw_prado_bahia_2

Um dos grandes problemas enfrentados por eles ainda é a distribuição de terras indígenas, não apenas como um fator de produção ou de subsistência, mas também como referencial a seu mundo simbólico, a vida de um povo indígena têm por base seu território físico.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião

O povo na rua para assistir à uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas. Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça. Em todos os lugares tinha alguém assistindo à puxada do...

Filarmônica Lira Pradense com novos equipamentos e uniformes

Depois dos novos equipamentos musicais, a Filarmônica Lira Pradense estreou o novo uniforme. Por onde passava, chamava atençao dos moradores. A filarmônica faz parte dos atrativos e do acerto histórico e cultural do município. Cerca de quarenta jovens participam do projeto social, que...

Mouros e Cristãos recebem novos uniformes para manter viva a cultura

Novos uniformes vão vestir o grupo cultural e religioso, conhecido como Mouros e Cristãos. A entrega aconteceu na última segunda-feira, dia 20, durante os festejos de São Sebastião, padroeiro na vila de pescadores, conhecida como Cumuruxatiba, que está localizada no litoral do município Prado....