De volta à terra natal

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Dois moradores da cidade de Caetité, distante 757 quilômetros da capital Salvador, que veio para o município de Prado a trabalho, foi libertado de condições análogas às de escravidão em ação realizada pela secretária de desenvolvimento social.

A falta de dinheiro para voltar a cidade de origem e o constrangimento de retornar à família sem os salários prometidos e com uma clara restrição ao direito fundamental de ir e vir, levaram Agnaldo Fernandes Pereira, 48 anos e Valter Damasceno Reis, 39 anos, a procurar a  Secretaria  de Desenvolvimento Social  na Prefeitura Municipal de Prado a fazer  uma denuncia que o salário deles está retido por dois meses e  sem receber os operários, acabaram sem poder regressar a cidade de origem em Caetité (BA).

aliciado sem_dinheiro_para_retornar_cidade_de_origem

Os aliciados de Caetité chegaram a Prado e foram encaminhados para se hospedarem no distrito de Pimenteira, onde, sem dinheiro passaram a viver em condições precárias, eles não tinham dinheiro sequer para comprar cartões telefônicos e entrar em contato com seus familiares ou mesmo se locomover dentro do município.

�?? A culpa é do empreiteiro, que disse que vinha fazer nosso pagamento e estamos esperando e não temos mais contato com ele, pois ele não atende o celular�?�, disse Valter que sem dinheiro para transporte ou alimentação, foram amparados pela prefeitura municipal de Prado, que junto com a secretaria de desenvolvimento social está providenciando a passagem de volta para a cidade de origem, onde haviam sido aliciados.

Caso semelhante ocorreu  no último dia (13/04), onde Aline Cristina Augusto, 22 anos, compareceu a Delegacia  de Polícia Civil alegando ter perdido uma bolsa contendo todos os seus documentos e sem dinheiro para retornar a sua cidade em João Monlevarde (MG). Ela foi encaminhada a Secretária de Desenvolvimento Social que providenciou passagem de volta, um policial da Polícia Militar acompanhou a turista para embarque  no terminal rodoviário de Prado para sua cidade de origem.

turista sem_dinheiro_para_retornar_cidade_de_origem

O programa executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social  prevê o retorno daqueles que se encontram em situação de rua. Os beneficiados pela ação são os que se encontram em alto grau de vulnerabilidade, ou que estão com seus vínculos familiares e comunitários rompidos, o programa oferece o contato à comunidade de origem para fortalecer os vínculos com familiares.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovens do Adolescente Aprendiz de Prado estão inseridos no mercado de trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais de Prado estão oferecendo os serviços de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Uniformizados com a identificação do programa, eles estão nos restaurantes e noutros estabelecimentos comerciais como iniciativa para inserir no mercado de trabalho e oferecer oportunidade de aprender...

Jovens do Adolescente Aprendiz do Prado visitam Parque Nacional do Descobrimento

Dezenas de adolescentes do município do Prado participam de atividades culturais, históricas e socioeconômicas, como parte dos objetivos propostos pelo Programa Adolescente Aprendiz, que atende aos jovens com idade entre 14 e 17 anos, vivendo em situação de vulnerabilidade. Cerca de quarenta...

APAE do Prado recebe arrecadação do Motoclube Constituintes

A APAE de Prado recebeu na tarde desta segunda-feira, 30, a doação de alimentos que foram arrecados entre os dias 20 e 21 de setembro no evento do Churrasmoto, com iniciativa do Motoclube Constituintes do Prado . Segundo os organizadores, diretores, colaboradores,...