Aldeia indígena do Prado promove evento em comemoração ao Dia do Índio

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Aldeia Tawá realizou diversas atividades durante todo o dia desta quarta-feira (18), em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira, 19 de abril. A tribo indígena está instalada na região de Veleiro, zona rural do município do Prado.

Os índios apresentaram danças e músicas características da cultura herdada de gerações centenárias, do tempo em que as terras brasileiras eram habitadas por nações indígenas. Em exposição, ervas medicinais, comidas típicas e artesanato, desenvolvidos na própria aldeia.

DSC01658

O evento contou com a presença do prefeito do Prado, Jonga Amaral (PCdoB), que chegou acompanhado da Coordenadora de Educação da Funai, Regina Taukani, da Coordenadora do Cras Indígena do Prado, Mônica Silva Melo e do vereador Edmundo dos Santos (PT), o conhecido ‘Cona.

Para o prefeito, o Dia do Índio é uma data que merece reflexão sobre a representatividade da cultura indígena na história do povo brasileiro. �??A aldeia Tawá do município de Prado hoje é referência da preservação da cultura e da história de um povo�?�, afirmou.

A participação de indígena na administração do prefeito também foi pontuada por ele. �??Representantes destes povos estão inseridos em nossa administração e as políticas públicas também buscam atender as demandas deles�?�, concluiu.

Para a coordenadora Mônica Silva, a realização do evento mostra a valorização da cultura indígena no município. �??Estes movimentos ajudam a manter viva a história do nosso povo. �? muito gratificante ver, hoje, as crianças tão envolvidas com o grupo”, declarou.

{becssg}2012/04.abril/19/dia_indio_prado_aldeia_tawa/galeria{/becssg}

Os índios por muitas décadas vêm enfrentando o desafio preservar suas tradições, frente ao convívio com a sociedade moderna. Ainda assim, tem conseguido incorporar sua cultura e valores às novas buscas e necessidades do povo contemporâneo.

A fundação Nacional do Índio (FUNAI) executa a política de proteção ao índio, como garantias constitucionais garantidas no Brasil. Um dos grandes problemas enfrentados é a distribuição de terras indígenas, não apenas como um fator de produção ou de subsistência, mas também  como referencial a seu mundo simbólico e à preservação do espaço que ocupavam os povos indígenas, antes da chegada do homem branco.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alunos de Limeira encerram comemorações do 07 de Setembro em Prado

As comemorações de 07 de setembro se estenderam até esta sexta-feira, dia 12, no município do Prado. Segundo a Secretária de Educação, Márcia Urias, esta foi uma forma de prestigiar todos os alunos e comundidades do município. Os alunos da Escola José Porcino...

Alunos de escola do Veleiros também comemoram os 118 anos de Prado

Crianças da Escola Municipal Santa Rita de Cássia participaram de atividades em comemoração aos 118 anos do município do Prado. O Hino Nacional e o Hino do Prado foram cantados pelas crianças, além de se apresentarem numa peça teatral, com alunos da Educação Infantil...

Várias manifestações esportivas e culturais nas comemorações de 118 anos de Prado

Atrações culturais, religiosas, esportivas e cívicas fazem parte da programação dos 118 anos da cidade do Prado. As atividades organizadas, pela iniciativa pública e privada, acontecem neste sábado, 02. A 4ª Etapa do Enduro Costa das Baleias é um dos destaque, ao lado da...