Programa Saúde na Escola é implantado em Prado�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A administração municipal do município do Prado, através de ações das secretarias de Educação e Saúde, implantou Programa Saúde na Escola (PSE).

O Programa conta com  os profissionais de educação física, Flaviane de Souza Gomes e Leonardo Ferreira, e do técnico em enfermagem do PSF I, Rafael Bruno.

pse prado

Segundo Jesuino Ferreira, professor de educação física do Núcleo de Saúde da Família (NASF), a estimativa é que sejam atendidos milhares de alunos, tanto na sede, quanto na zona rural. �??Os distrito de Guarani e Cumuruxatiba também estão no cronograma do PSE�?�, afirmou.

O PSE vai ser desenvolvido durante todo o ano e visa inserir os alunos das redes estaduais e municipais de ensino em atividades que buscam a promoção e a prevenção da saúde dentro do ambiente escolar, bem como construir uma cultura de paz nas escolas.

equipe pse

Além de avaliação nutricional, estão sendo promovidas atividades educativas de alimentação, modos de vida saudável, saúde sexual e reprodutiva, diversidade sexual, bullying, homofobia e discriminação. O público alvo é a comunidade escolar. A estratégia é a abordagem de temas de alto risco, à exemplo, o uso do álcool, tabaco e outras drogas. O contato com os alunos acontece desde a última segunda-feira (05), nos horários entre 08:00 e 16:00 horas.

A primeira escola a receber a visita do programa foi o Colégio Municipal Anísio Teixeira (CMAT), localizado no bairro Novo Prado.

Para Jesuino Ferreira, a ação é importante para a qualidade de vida dos alunos pradenses. “Nesta primeira semana as escolas receberão a verificação de peso e altura. De posse destas informações será possível a criação de um banco de dados das escolas e um relatório de cada aluno, relacionando detalhes sobre a saúde das crianças. A parceria entre educação e saúde objetiva melhorar o desempenho do aluno no ambiente escolar”, argumentou.

programa saude_escola_implantado_prado

No cronograma estão as escolas Luis Eduardo (no bairro São Brás), Escola Algeziro Moura e Escola Antônio Clemério (no distrito de Cumuruxatiba), Rosalvo Garcia (em São Francisco), José Porcino (em Limeira), Escola Firmino Ferreira de Jesus, Escola Unidos para Vencer e Escola João Alves (em Guarani). 

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Projeto de Prado promove a educação através de grandes nomes da literatura baiana

Projeto consiste em lecionar aulas da língua portuguesa, focadas em gramática e na literatura brasileira para do Homero Pires (do terceiro ano do ensino médio da rede estadual) e do Anísio Teixeira (9º ano da rede municipal), duas escola do município de Prado. Uma grande...

Alunos participam de projeto para conscientizar sobre a dengue

Várias escolas da rede de ensino da cidade do Prado saem às ruas nesta sexta-feira (13) para conscientizar sobre os cuidados necessários com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte do projeto educacional das escolas Benjamim Mascarenhas, Luis Eduardo e...