Após invadir Itamaraju, chega a 18 o número de prefeituras já ocupadas pelo MST

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um dia depois de ver a esperança de compor aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), do município itamarajuense, o Prefeito Manoel Pedro Soares, o ‘Pedro da Campineira’, amanheceu nesta segunda-feira (16) com a notícia de ocupação do Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI). Ainda com as portas fechadas, os trabalhadores forçaram a entrada na porta principal, até que os centenas de trabalhos rurais do movimento já estivessem ocupando o órgão público.

Com esta ação, chegam a 18 o número de prefeituras ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores do Sem Terra, que pode chegar a ocupação de até 30 prefeituras, apenas neste mês de janeiro. Nesta segunda-feira, além de Itamaraju, o MST ocupou prefeituras nas cidades de Barra do Choça, Riachão das Neves e Iguaí.

As ações fazem parte das manifestações da  Jornada Estadual, em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária. Os trabalhadores rurais do movimento reivindicam melhorias para os assentados, atendimento médico, melhoria no acesso aos assentamentos e, principalmente, melhoria na educação pública.

No último sábado (14) a Prefeitura do Prado foi desocupada, após negociação com o Prefeito João Alberto Viana Amaral, o ‘Jonga’ (PCdoB).

O Coordenador do MST no extremo sul da Bahia, Evanildo Costa, um dos dirigentes estaduais do movimento presentes na ocupação da Prefeitura de Itamaraju, disse que o conflito é a forma de chamar atenção da população para os problemas enfrentados no campo. “Apenas com atos deste tipo é que conseguimos a atenção necessária de gestores para a realização de suas obrigações. Este é sempre o último ato, após inúmeras tentativas de solucionar problemas inerantes aos serviços públicos do município. O período de aulas está chegando, e de forma alguma aceitaremos o descaso com a educação, assim como em anos anterioes”, afirmou.

CRONOGRAMA DE OCUPA�?�?ES:
10/01-  1) Camamu, 2) Curaçá, 3) Igrapiúna, 4) Itabela, 5) Prado, 6) Queimadas, 7) Rodelas, 8) Santa Brígida;
11/01 – 9) Itajuípe;
12/01 – 10) Santo Amaro, 11) Mucuri, 12) Arataca;
13/01 – 13) Juazeiro, 14) Carinhanha;
16/01 – 15) Itamaraju, 16) Barra do Choça, 17) Riachão das Neves, 18) Iguaí;

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ônibus transportando integrantes do MST é cercado por produtores da região de Camacan

O ônibus transportando integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) foi interceptado por fazendeiros e produtores rurais neste domingo (05). O veículo estava com 40 pessoas que iriam para uma área invadida pelo Movimento dos Sem Terra(MST), horas antes, durante a madrugada, na Fazenda Ouro...

Justiça determina desocupação de área da Suzano ocupada pelo MST na BA

Áreas da Suzano seguem ocupadas em Mucuri, Caravelas e Teixeira de Freitas. A decisão judicial se refere apenas a Mucuri. A decisão é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a reintegração de posse de uma área da empresa Suzano Papel e Celulose, invadida...

Droga Raia lamenta ocorrido com o cliente que teve o nome alterado para Gaylileu

Após a repercussão do caso envolvendo a rede de Farmácias Droga Raia, a empresa se posicionou sobre o ocorrido com o erro na digitação do nome de um cliente, conforme nota abaixo: Posicionamento: A Droga Raia repudia veementemente a homofobia. Reconhecemos e lamentamos o transtorno que...