Parceria entre Polícia Militar e Prefeitura do Prado forma centenas de alunos pelo PROERD

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta sexta-feira, 09, aconteceu a cerimônia de formatura do Programa de Resistência às Drogas (PROERD), no município do Prado. Repetindo o trabalho de anos anteriores, em 2012, o programa conseguiu trabalhar com centenas de alunos da rede pública de ensino do município do Prado participaram do curso ministrado por oficiais e soldados que integram a 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com sede em Itamaraju.

sargento coreografias alunos

O ato solene, no Auditório da Câmara de Vereadores de Prado, contou com a presença de alunos, cerca de 300 deles, do João Alberto Viana Amaral – o �??Jonga�?�, Prefeito do Prado; do Major Raimundo Magalhães, Comandante da 43ª CIPM; do Capitão Leonardo Dumas, Subcomandante da 43ª; de Bruna Giorno, Secretária de Educação do Prado; do Tenente Samuel Santa Bárbara, Comandante do 4º Pelotão de Prado; do Tenente Sidney Oliveira, Coordenador do Proerd na Unidade, além de Diretores e professores das 03 (três) escolas publicas que receberam o programa.

mesa proerd

Na formatura, os alunos �??proerdianos�?? assumiram o compromisso, perante autoridades, professores, policiais, pais e pessoas da comunidade, de dizer não às drogas. Em cada escola os alunos elaboraram, ao final do curso, uma redação sobre o tema �??Como viver de forma saudável e não usar drogas�?� e, na solenidade, os melhores colocados receberam medalhas e certificados das autoridades presentes.

major magalhaes

No Cerimonial, Major Magalhães dirigiu-se aos pequeninos reforçando a importância deles se manterem longe das drogas. �??Eles estavam afiados e prontos para caminhar longe das drogas�?�, observou.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antonio Leal dos Santos, disse que o PROERD foi implantado no município numa ocasião em que a violência nas escolas estava crescendo e, depois da primeira turma, no ano de 2009, percebeu-se uma diminuição no número de casos, �??por isso, eu fico muito feliz com o trabalho da PM, apoiado pela Prefeitura�?�, declarou.

prefeito jonga

O Prefeito �??Jonga�?� enfatizou que ações, como essas da Polícia Militar voltadas à prevenção, são muito importantes para a luta da cidade contra o combate às drogas, que é inclusive um problema de saúde pública. Outro ponto citado pelo prefeito foi a proximidade com as ações sociais da polícia para com a sociedade. �??A aproximação entre as escolas e a PM contribuiu também para fazer com que as crianças vejam o policial por uma ótica diferente, como amigo e parceiro, como pessoa que se quer seu bem, �??isso é positivo até pra tirar o medo que alguns sentiam dos policiais�?�, defendeu.

A Secretária de Educação, Bruna Giorno, agradeceu ao trabalho da 43ª CIPM junto aos alunos do município, pontuando a necessidade de manter o trabalho e a parceria, que tem contribuído para manter os pequenos pradenses nos bons caminhos oferecidos pela vida.

{becssg}2011/12.dezembro/10/proerd/galeria{/becssg}

O PROGRAMA DE RESIST�?NCIA �?S DROGAS
O PROERD é um trabalho de parceria entre a Polícia Militar, escolas e famílias para prevenir o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do Ensino Fundamental. �? aplicado em escolas da rede escolar destinado, prioritariamente, à estudantes na faixa etária de 09 a 14 anos, que, durante o semestre letivo, recebem orientações voltadas para prevenção e uso das drogas. Este trabalho corre durante 10 (dez) aulas, ministradas por um policial militar habilitado.

sargento romenny

O instrutor, na 43ª CIPM, é a Sargento PM Romenny Larissy Favarato, policial militar que tem qualificação para a atividade, junto à comunidade escolar. O sucesso tem sido levado aos municípios atendidos pela 43ª CIPM. Em 2009.  a cidade de Prado tinha no programa 902 alunos de escolas públicas do município. Destes, 315 alunos das Escolas Luis Eduardo Magalhães, Perolina Ramos Mascarenhas e 2 de Julho (Distrito de Guarany).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Projeto de Prado promove a educação através de grandes nomes da literatura baiana

Projeto consiste em lecionar aulas da língua portuguesa, focadas em gramática e na literatura brasileira para do Homero Pires (do terceiro ano do ensino médio da rede estadual) e do Anísio Teixeira (9º ano da rede municipal), duas escola do município de Prado. Uma grande...

Alunos participam de projeto para conscientizar sobre a dengue

Várias escolas da rede de ensino da cidade do Prado saem às ruas nesta sexta-feira (13) para conscientizar sobre os cuidados necessários com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte do projeto educacional das escolas Benjamim Mascarenhas, Luis Eduardo e...