Festa de São Sebastião em Cumuruxatiba atrai milhares de pessoas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

cumuru_8

Os festejos em comemoração ao dia de São Sebastião são religiosamente realizados todos os anos no município de Prado, localizado à 805 km de Salvador. A comunidade de pescadores de Cumuruxatiba, distrito de Prado, mantém há décadas uma cultura nativa e religiosa, dos tempos de Brasil-colônia. Fiéis, devotos à São Sebastião – padroeiro dos pescadores �??, realizam diversos atos em devoção ao santo. Na noite do dia 19 de janeiro, uma festa social, ao som da Banda Lordão (uma das melhores da Bahia) e de Forroxatiba (banda local) recepcionaram fiéis, foliões e turistas. Ainda de madrugada, os foguetes avisam a alvorada. Ao som da Banda Filarmônica, cantam na aurora. No lumiar do novo dia, centenas de pessoas saem pelas ruas de Cumuruxatiba.

cumuru_1

�??Há sete anos passo férias neste local paradisíaco, com minha família. Me sinto muito feliz e tenho disposição para continuar freqüentando este lugar�?�, comenta o turista da capital mineira, Ismar Meireles (53 anos). O turista faz parte dos vários grupos de pessoas que buscam as maravilhas de Cumuruxatiba, para encontrar, não apenas o calor e o mar, mas a experiência única vivida numa região em que tempo parece não ter destruído: cultura, história e belezas naturais.

A Secretaria de Turismo Municipal contabiliza a presença de um número superior à 3 mil foliões, gente de várias partes do Brasil, que escolhem este destino turístico, numa das mais tradicionais festas culturais da região.

cumuru_2

O prefeito João Alberto Viana Amaral – o �??Jonga�?� -, acompanhado de sua esposa, Eliete do Amaral, do vereador Artur Vieira de Medeiros (PC do B), Vereador Morea (PC do B), e dos secretários municipais Carlos Roberto de Medeiros, �??Cacau�?� (Administração) e Carlo Casarsa (Turismo), acompanhou os festejos.

cumuru_3

Segundo o Prefeito, desde que assumiu a administração municipal tem se esforçado para manter viva a tradição histórica e cultural do município, cultivando iniciativas como esta de Cumuruxatiba, Guarani (que também realiza os festejos à São Sebastião) e à várias outras comunidades de moradores pradenses, à exemplo dos Mouros e Cristãos, do grupo de teatro, grupo de danças, capoeira e manifestações indígenas, dentre outros; todos com grande apoio e patrocínio da Prefeitura de Prado.

cumuru_9

A Puxada do Mastro: Uma das mais esperadas atrações é o �??Pau de Bastião�?�, como é chamado o mastro com mais de 12 metros de comprimento e 30 centímetros de diâmetro, que segue pelas ruas do distrito até ser erguido em frente à Igreja de Santo Antônio, onde é enterrado. De acordo com alguns dos moradores mais antigos, a origem da �??Festa do Pau�?� se confunde com a origem do próprio povoado. O pau partiu carregado por devotos, foliões e turistas da lagoa da represa, entrada do distrito.

Belezas Naturais: O distrito de Cumuruxatiba, distante 32 quilômetros da sede (Prado), tem acesso através de estradas de terra. Quem percorre a região se depara com belas paisagens, onde se pode conhecer praias belíssimas como a do Farol, Amendoeira, Ostras, Tororão, Paixão e Japara.

Em Cumuruxatiba, os turistas podem se esbaldar nas águas mornas das praias do centro, Areia Preta, Píer, Rio do Peixe, Moreira e Imbassuaba, além de uma bela represa de água doce.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Procissão marca início das comemorações ao padroeiro de Alcobaça

As comemorações do padroeiro de Alcobaça começaram no último sábado, dia 10 de agosto, com a procissão da imagem de São Bernardo, percorrendo as ruas da cidade. No final do dia, por volta das 17h, a imagem seguiu em cortejo, do trevo à Praça da...

Fé e religiosidade nas comemorações à Nossa Senhora da Purificação

Entre os dias 24 de janeiro e 02 de fevereiro os devotos comemoraram a Padroeira Nossa Senhora da Purificação. O evento festivo concentra a fé e a religiosidade do povo pradense. Todos os anos a fé se mantém firme e os festejos reforçam a tradição em...