Coelba anuncia investimentos em Cumuruxatiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

coelbaMoradores mais antigos da vila de pescadores, conhecida como Cumuruxatiba, há anos vêm sofrendo com a instabilidade da energia elétrica fornecida pela Coelba. Este fato já foi constatado por nossa equipe, quando aconteceram apagões durante diversas datas comemorativas, à exemplo da virada de ano, carnaval e Festival das Orquídeas. Na última semana, o problema se repetiu.

De acordo com relatos dos mais antigos daquela localidade, desde que foi implantada a rede elétrica, nunca aconteceu qualquer substituição de transformadores e de cabos, sendo os mesmos da época da instalação. Inconformados, alguns compraram geradores para suprir a necessidade e diminuir os impactos da rotineira interrupção no fornecimento que chegou a permanecer, por longos períodos.

�??Assim, basta formar pra chover que a energia vai embora e nós temos que ficar buscando um jeito de não perder a comida estocada no freezer�?�, conta uma moradora que não quis ter o nome divulgado.

A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) alegava que o problema se devia a instalações em fazendas da região, sem que um trabalho de análise profundo fosse realizado. Segundo a administração municipal de Prado, cidade localizada no extremo sul da Bahia, distante 787 KM de Salvador, apesar de saber das corriqueiras interrupções no fornecimento de energia do lugarejo, os diretores da Coelba não tinham noção da complexidade do problema. Para a administração municipal, apenas após as inúmeras reclamações realizadas diretamente pelo Prefeito João Alberto Viana Amaral – o �??Jonga�?� �?? é que a Coelba acabou enviando técnicos á Cumuruxatiba para tomar conhecimento da amplitude do problema. Como resultado, resolveu revisar toda a rede pública do distrito. Segundo o prefeito, entrou em contato direto com os diretores da Coelba e com assessores diretos do governador do estado, cobrando uma solução definitiva para o problema.

entrevista_jonga_620x400_22.06.2010De acordo com o Prefeito João Alberto Viana Amaral �?? o �??Jonga�?� -, a visita de um técnico para analisar a real situação elétrica em Cumuruxatiba deve acabar com o sofrimento do povo, com soluções que devem se iniciar, ainda esta semana.  O Prefeito informou que os cabos antigos serão substituídos por outros novos, assim como, os transformadores. A obra, que está orçada em R$ 600 mil, já teve a liberação de R$ 250 mil, para o início imediato da intervenção.

�??Espero que realmente essa obra comece nesta semana. Se isto não acontecer, vou pessoalmente a Salvador para cobrar dos diretores da Coelba e, se for necessário, até do governador, porque não é mais aceitável que os moradores de Cumuruxatiba continuem convivendo com esse problema�?�, desabafa o prefeito.   

Outro problema que está prestes à também ter uma solução é o problema da água de Cumuruxatiba. Os técnicos da CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia, uma empresa de capital misto vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), estiveram visitando o distrito, no último sábado (29) e se comprometeram com o início dos serviços que vão corrigir o problema o mais brevemente possível.

�??Bom vai ser quando Cumuruxatiba tiver o seu sistema de captação, tratamento e distribuição de água da Embasa. Estamos lutando para que isso aconteça logo. Enquanto não acontece, estamos buscando os investimentos para que o sistema atual funcione da melhor forma possível�?�, conclui o prefeito.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas conquista recursos para a reforma de unidades básicas de saúde

Essa é mais uma conquista importante na viagem do Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, à Salvador.    Nesta segunda-feira (07), o Governo da Bahia já havia autorizado a construção de 45 casas populares, antes de liberar mais recursos, desta vez, para a reforma e revitalização de cinco das nove...

Reunião discute solução para pendências de projetos de energia elétrica no município de Caravelas

A Reunião aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Caravelas, com presenças de Jainan Bassete e Geovana Gama (ambos analistas comerciais da Coelba NeoEnergia), Thabata Siquara (Procuradora Jurídica Municipal) e Ana Paula (Assessora de Gabinete), representando a administração pública do município de Caravelas. Dentre os assuntos...

Prefeitura de Prado e Secretaria de Infraestrutura da Bahia discutem medidas para melhorar segurança nas avenidas em Prado

Dentre as medidas imediatas, estão a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) e maior sinalização de trânsito em vários trechos da área urbana da cidade do Prado. A medida visa reduzir o número de acidentes e garantir maior segurança para a população, principalmente, de pedestre...