TRE-SP diz que Tiririca conseguiu ler e escrever

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

tiririca1S�?O PAULO – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou hoje que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como o palhaço Tiririca, conseguiu ler e escrever. O humorista foi submetido a um teste de ditado e leitura pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira.

Tiririca é réu em uma ação penal que apura se houve falsidade ideológica na declaração de sua alfabetização entregue no pedido de registro de candidatura nas eleições deste ano. De acordo com o presidente do tribunal, desembargador Walter de Almeida Guilherme, Tiririca leu um trecho de uma reportagem e de um texto extraído do livro da Justiça Eleitoral.

O humorista, contudo, se recusou a fazer perícia para avaliar a veracidade da declaração apresentada ao TRE-SP. Tiririca já tinha admitido antes que sua mulher o ajudou a preencher os documentos necessários para registrar sua candidatura.

Depois dos testes, o juiz deu continuidade ao processo para colher novos elementos. Serão ouvidas, ainda hoje, quatro testemunhas: três arroladas pela defesa e uma pela acusação.

O desembargador acredita que a ação penal não será capaz de impedir a diplomação de Tiririca, já que a decisão do tribunal, que assegurou ao humorista a possibilidade de concorrer no pleito, não foi contestada. A partir da diplomação, Tiririca passa a ter foro privilegiado e o processo é encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Tiririca foi eleito pelo PR e recebeu com 1.353.820 votos. Com o resultado expressivo, o humorista foi fundamental para eleger outros três candidatos pelo sistema de quociente eleitoral.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Wagner nomeia mulher do deputado Mário Negromonte Júnior

O governador Jaques Wagner nomeou na última quinta-feira, passado o Carnaval, Camila Vasquez Gomes Negromonte para o cargo de Procuradora-Geral do Ministério Público Especial de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), veja divulgação no site do tribunal. Seu nome foi...

Eleitor rejeita candidato que decidiu doar salário

Como o eleitor brasileiro é perverso. Muitas vezes não analisa o currículo do candidato, na hora do voto. Em Alagoinhas, o candidato Rui Sapucaia (PSC) chamou atenção, em todo o país, ao registrar em cartório documento em que renunciaria o seu salário, em favor...

Vereadora eleita de Natal confirma que renunciará ao salário

A vereadora eleita de Natal, Eleika Bezerra (PSDC), confirmou que renunciará integralmente o salário de parlamentar. Ainda na campanha eleitoral, a política, que é professora universitária aposentada, protocolou em cartório o documento onde informava que destinaria os salários a instituições filantrópicas. "Felizmente, eu...