Iniciada campanha para evitar fraudes no Bolsa Família

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

materia_paula_conscientizacao_2

A coordenação do Programa Bolsa Família (PBF), em Prado, na pessoa de Paula Cristina, está percorrendo todo o município para aglomerar as famílias nas escolas e conscientizá-las do uso sustentável dos recursos concedidos pelo governo federal à famílias carentes, através do projeto que transfere capital e, em muitos casos, renda para estas famílias.

materia_camisa_campanha

Segundo Paula, há denúncias de que beneficiários do Programa Bolsa Família estão utilizando os recursos de forma inadequada, havendo registro de que o cartão do benefício já foi encontrado em �??bocas de fumo�?�, bares e outros lugares, onde servia como garantia para acesso à droga, bebida e até em salões de beleza. Outros indícios apontam a existência de pessoas com renda que os coloca fora da margem daqueles que �??carecem de auxílio financeiro�?� e acabam tomando a oportunidade de outros que, verdadeiramente, precisam está enquadrados no programa. Por isso, a campanha trabalha com a divulgação do DISQUE DEN�?NCIA – (73) 3298-4653 – como via de acesso aos casos irregulares do programa, quando forem detectados, mesmo após a regular inspeção e fiscalização que o município mantém com cada família beneficiária.

materia_coordenacao_paula

A coordenadora acrescenta que, ao contrário do que muitos pensam, o Programa Bolsa Família é um importante instrumento de transferência de renda que inclui a classe mais pobre no meio social digno, dando-lhe oportunidade de prover meios de que seus filhos quebrem o ciclo de pobreza, passado de geração à geração. �??O benefício só é concedido às famílias que mantém os filhos na escola, nas ações sócio-educativas, à exemplo do Pró-Jovem, Pró-Jovem Trabalhador, PETI, CRAS e, até mesmo, mantenham suas obrigações de saúde para com seus filhos (levá-los ao Posto de Saúde da Família, regularmente), dentre outras coisas�?�, afirmou.

materia_coordenacao_campanha

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda, com condicionalidades, criado para integrar e unificar ao Fome Zero os programas “Bolsa Escola”, “Auxílio Gás” e “Cartão Alimentação”. O PBF é tecnicamente chamado de mecanismo condicional de transferência de recursos. Consiste-se na ajuda financeira às famílias pobres, definidas como aquelas que possuem renda per capita de R$ 70,01 até 140,00 e extremamente pobres com renda per capita até R$ 70,00. A contrapartida é que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e/ou dependentes com freqüência na escola e/ou vacinados. O programa visa a redução da pobreza, a curto e à longo prazo, através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa quebrar o ciclo geracional da pobreza de geração a geração.

materia_paula_conscientizacao

�? considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, tendo sido nomeado como “um esquema anti-pobreza, inventado na América Latina, que vem ganhando novos adeptos mundo afora”, conforme afirma a britânica The Economist. Ainda de acordo com a publicação, os governos de todo o mundo estão de olho no programa. O jornal francês Le Monde, reporta: “O programa Bolsa Família amplia, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do planeta, contra a pobreza�?�.


{besps}/2010/11.novembro/12/campanha_bolsa_familia/fotos_galeria{/besps}


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovens do Adolescente Aprendiz de Prado estão inseridos no mercado de trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais de Prado estão oferecendo os serviços de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Uniformizados com a identificação do programa, eles estão nos restaurantes e noutros estabelecimentos comerciais como iniciativa para inserir no mercado de trabalho e oferecer oportunidade de aprender...

Jovens do Adolescente Aprendiz do Prado visitam Parque Nacional do Descobrimento

Dezenas de adolescentes do município do Prado participam de atividades culturais, históricas e socioeconômicas, como parte dos objetivos propostos pelo Programa Adolescente Aprendiz, que atende aos jovens com idade entre 14 e 17 anos, vivendo em situação de vulnerabilidade. Cerca de quarenta...

APAE do Prado recebe arrecadação do Motoclube Constituintes

A APAE de Prado recebeu na tarde desta segunda-feira, 30, a doação de alimentos que foram arrecados entre os dias 20 e 21 de setembro no evento do Churrasmoto, com iniciativa do Motoclube Constituintes do Prado . Segundo os organizadores, diretores, colaboradores,...