18 detentos fogem da Delegacia de Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Na noite desta quarta-feira (13/10), por volta de 01:00 da madrugada, 18 (dezoito) detentos conseguiram fugir da Delegacia de Polícia Civil de Prado, após render o carcereiro.

O único responsável pela custódia dos 48 (quarenta e oito) presos chegou a receber diversas agressões e à passar mal, mas teve a vida poupada, devido à maneira cautelar com que sempre tratou os custodiados. Em seguida, foi algemado e colocado dentro de uma das celas onde estavam os detentos.

DSC02572DSC02576

Para chegarem ao corredor de entrada da Delegacia, os detentos serraram uma grade, atravessaram pela sala de reconhecimento que está, com vidraças e fechadura da porta, quebradas. Depois, 4 (quatro) detentos, armados com chunchos  (armas fabricadas com vigas de ferro e outros materiais retirados da própria cela), surpreenderam o carcereiro que estava no alojamento. Antes de fugir, rumo destino desconhecido, recolheram todas as chaves das celas que foram abertas para proporcionar a fuga em massa. Dos 48 (quarenta e oito) detidos, apenas 18 (dezoito) optaram pela fuga.

Antes de fugir, os detentos vascularam o cartório e se apossaram de uma espingarda (calibre 12) e outros 3 (três) revólveres (calibre 38), todos devidamente municiados.

DSC02571DSC02568

Até o momento em que estava matéria foi editada, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado. Policiais de diversas cidades que integram a 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, da CAEMA (Companhia Armada Especializada da Mata Atlântica) e do TOR (Tático Ofensivo Rodoviário), auxiliados pelo efetivo do 4º Pelotão de Polícia Militar e de policiais civis de Prado estão empenhados no trabalho de recaptura dos detentos. Espera-se que novas informações, já com fugitivos recapturados, sejam divulgadas nas próximas horas. A Delegada titular deverá conceder uma entrevista coletiva, à diversos órgãos da imprensa local e regional, ainda na tarde desta quarta-feira, após sua chegada de Salvador, conforme afirmaram funcionários da Delegacia de Prado.

A população fica assustada com a notícia de uma fuga de grandes proporções. Nos bastidores da segurança pública pradense, esta fuga não é novidade, tendo em vista a precariedade da unidade carcerária e sua frágil infra-estrutura. No último dia 01/10, um engenheiro encaminhado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública detectou a ação de presos que estavam cavando as paredes das celas para fugirem, além  de infiltrações e outras anomalias na estrutura da unidade, que não comprometem a edificação, mas trazem desconfortos e transtornos aos detentos, dentre as quais enfatizou a precariedade no abastecimento de água, esgotamento e iluminação em estado ineficiente. Deve-se somar o fato de que apenas um carcereiro (enquadrado como vigia municipal, trabalhando desarmado) custodia, no período noturno, quase 50 (cinqüenta detentos), muitos deles de alta periculosidade.

Uma tentativa de resgate de preso foi frustrada na noite do dia 02 de maio, quando os carcereiros ainda trabalhavam armados e, além dele, havia um policial civil auxiliando na proteção permanente.

Abaixo, relação de detentos que escaparam na fuga

apolo_trafico_drogas_capabenedito
diegodiones_matou_mulher_gravida_alcobaca
ELIASgentil
igleiberiures
MIGUELneilson
osmarrafael
RAMONsamuel
sergio

Também estão foragidos:

* Cosme Souza Valanzuela

* Ailton Jesus dos Santos

* Denilson Silva Martins

 


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícias da Bahia, RS e MT atuam juntas na captura de um foragido por latrocínio

A integração entre as Polícias estaduais e federais dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso resultou na captura de um foragido da Justiça pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). O homem estava na cidade de Nova Olímpia, no...

Operação policial cumpre mandados de prisão de acusados de envolvimento em homicídio de carteiro em Itamaraju

A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (06) para prender acusados de envolvimento no homicídio de Marcos Silva de Jesus (popularmente conhecido como 'Toby'), morto no último dia 16 de agosto, enquanto trabalhava no serviço de entregas dos Correios.A afronta às forças...

Marido de cigana de 14 anos morta na Bahia é apreendido no Espírito Santo

O marido da cigana Hyara Flor foi localizado e apreendido nesta quarta-feira (26), em Vila Velha, no Espírito Santo.Ele é o principal suspeito de matar a jovem, menos de dois meses de se casarem. O crime aconteceu no último dia 06 de julho, em...