Projeto de aquisição de alimentos será implantado em Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta segunda-feira (23/08) aconteceu uma reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES) com pequenos produtores rurais, secretarias municipais, órgãos municipais de assistência social e representantes de instituições sociais.

programa_alimentos_prado_2
A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Prado e esteve representada pelos Secretários Municipais: Eliete Amaral (Bem-Estar Social), Bruna Giorno (Educação) e Antônio Chaves Ramos, o �??Bujão�?� (Agricultura).

O objetivo foi a discussão e implantação do Comitê Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos �?? PAA no município.

programa_alimentos_prado_4
O comitê é formado por representantes dos agricultores e das redes assistenciais como: Associações, Sindicatos, Pastorais, dentre outros. Sua função será a de organizar a produção, monitorar o recebimento, orientar os produtores e fiscalizar a originalidade das DAPs �?? Declaração de Aptidão ao Pronaf, que dão acesso ao programa. Para participar, cada produtor poderá comercializar até R$ 4.500,00 por ano.

De acordo com Mariana Dias (coordenadora do PAA na Bahia), o objetivo é a criação de uma comissão tripartite para gerir recursos destinados à aquisição de alimentos e direcionamento às instituições sociais. �??O trabalho que iremos realizar será feito através do comitê que irá selecionar entidades locais, tais como, orfanatos, pastorais, abrigos e casas de apoio para receberem os produtos do programa, adquiridos direto dos produtores familiares�?�, afirmou.

programa_alimentos_prado
Segundo Eliete Amaral, todos terão papéis importantes no programa. �??A Secretaria Municipal de Bem-Estar Social ficou responsável pela assistência e seleção das entidades sócio-assistenciais juntamente com o comitê gestor pela seleção dos 60 agricultores familiares que participarão da compra direta dos alimentos do PAA. Já as entidades sócio-assistenciais ficarão responsáveis pelo recebimento simultâneo dessa compra direta, resultando numa potencialização, tanto para os agricultores familiares, quanto para as instituições que estarão recebendo um alimento de qualidade no município�?�.

A Secretária de Educação, Bruna Giorno, falou dos benefícios que o programa trará. �??Essa é uma grande oportunidade, porque além de garantir a compra dos alimentos, os produtores terão o acompanhamento e a orientação através de uma assistência técnica, beneficiando a todos. A Prefeitura de Prado está de parabéns pela sensibilidade de fazer a distribuição de renda, onde todos estão inseridos como verdadeiros sujeitos de direito, garantido pela constituição federal�?�.

programa_alimentos_prado_3
O credenciamento poderá ser feito a partir do site da própria SEDES, no link abaixo:
 http://www.sedes.ba.gov.br/credenciamento/bin-debug/credenciamento.html.

O Programa de Aquisição de Alimentos, foi instituído em 2003 e regulamentado em agosto de 2006, é uma das ações do �??Fome Zero�?? e tem como objetivos: garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional; contribuir para formação de estoques estratégicos; e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa adquire alimentos com dispensa de licitação de agricultores familiares e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovens do Adolescente Aprendiz de Prado estão inseridos no mercado de trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais de Prado estão oferecendo os serviços de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Uniformizados com a identificação do programa, eles estão nos restaurantes e noutros estabelecimentos comerciais como iniciativa para inserir no mercado de trabalho e oferecer oportunidade de aprender...

Jovens do Adolescente Aprendiz do Prado visitam Parque Nacional do Descobrimento

Dezenas de adolescentes do município do Prado participam de atividades culturais, históricas e socioeconômicas, como parte dos objetivos propostos pelo Programa Adolescente Aprendiz, que atende aos jovens com idade entre 14 e 17 anos, vivendo em situação de vulnerabilidade. Cerca de quarenta...

APAE do Prado recebe arrecadação do Motoclube Constituintes

A APAE de Prado recebeu na tarde desta segunda-feira, 30, a doação de alimentos que foram arrecados entre os dias 20 e 21 de setembro no evento do Churrasmoto, com iniciativa do Motoclube Constituintes do Prado . Segundo os organizadores, diretores, colaboradores,...