Prado realiza evento para promover o combate à violência

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos


DSC01569_620x400_11.05.2010

Está acontecendo na Câmara de Vereadores de Prado, nesta terça e quarta (11 e 12/05, respectivamente), o I Encontro para fortalecimento da rede de proteção, vigilância e prevenção de violência e estímulo da paz. O evento é resultado do projeto encaminhado ao Ministério da Saúde onde apenas 79 municípios baianos foram contemplados com recursos para combate à violência. Dentre eles, está o município de Prado, integrante do extremo sul baiano.

O evento, formatado como curso, pauta a discussão de que a violência gera seqüelas que acabam por sobrecarregar o Sistema �?nico de Saúde (SUS). Com base em números dos governos (federal, estadual e municipal), chegou-se ao consenso da prevenção como melhor remédio para este mal que se apresenta através de acidentes de trânsito, homicídios, violência doméstica e sexual (exploração e estupro), abuso à deficiente físico, abuso à idosos, à crianças e adolescentes.

Segundo dados governamentais, o enfrentamento do problema está ocorrendo através da enumerando de ações que estão sendo realizadas em diversos pontos do país: 1) Criação de núcleos de proteção e prevenção da saúde, 2) Articulação de redes de atenção integral, 3) Proteção às pessoas em situação de violência, 4) O monitoramento da violência através dos números da saúde (mortes e causas), 5) A elaboração do plano de ação municipal para que a sociedade organizada registre e combata as causas do problema social.

DSC01577_620x400_11.05.2010

O encontro está sendo uma importante ferramenta para semear o pensamento do combate à violência diretamente naqueles que enfrentam as causas diretas da violência, no dia-a-dia: agentes de saúde, médicos, enfermeiros, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, dos programas sociais da Secretaria de Bem-Estar Social, Pastorais e Ministério Público.

Participaram do evento: Antônio Carlos Neto, o �??Carlão�?? (Secretário Municipal de Saúde do município) e Francisco Dantas (representante da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde).

DSC01582_620x400_11.05.2010

A mediadora do evento, Ariana Lima, nos informou que o objetivo do município, através de iniciativas como esta, é criar uma rede de proteção e vigilância à violência, além de fomentar a cultura de paz. �??Os governos, estadual e federal, propuseram a criação de iniciativas para combater a violência que gera, na saúde, grandes impactos�?�, afirmou.

DSC01612_620x400_11.05.2010

Segundo o Sargento Valson (do 4º Pelotão de Polícia Militar de Prado), a iniciativa favorece a diminuição da violência e promove a cultura da paz, muito importante para oferecer qualidade de vida à população de qualquer cidade.

DSC01583_620x400_11.05.2010

Para Francisco a iniciativa do município é muito importante já que a questão envolvendo a violência é tratada como grave, sendo a segunda causa de mortalidades e a quinta causa de morbidade. �??Somente doenças no aparelho respiratório superam as mortes violentas (acidentes e homicídios), deixando seqüelas que mais consomem os recursos da saúde, através de internamentos e assistência. Este não é um problema apenas de segurança pública, que sozinha não vai resolver. �?, sobretudo um problema de saúde e da sociedade, como um todo. Experiências de enfrentamento sob este aspecto, em países como a Itália e Colômbia, são claros registros de que o problema só diminuirá com mobilizações de rede de proteção e articulação intra-setorial�?�, afirmou.

Acrescentou que o município de Prado (integrante da região do extremo sul), está numa região que apresenta um dos mais altos número de violência, comparando apenas à região metropolitana de Salvador. �??Isso, talvez se deva à queda do cacau, a posição geográfica litorânea, que maximiza a rota da droga, a exploração do turismo sexual e o tráfico de drogas. Esta iniciativa de Prado se soma aos esforços que estão sendo desenvolvidos na Bahia e no Brasil�?�, concluiu.

DSC01571_620x400_11.05.2010

O Secretário de Saúde do município, �??Carlão�??, informou o projeto irá disponibilizar dados que auxiliem no combate ao problema, consolidando ações, recursos e estrutura social às vítimas de violência, cujo reflexo estará diretamente na saúde. �??Este projeto conta com membros de toda a sociedade civil organizada do município. Ao final do curso estaremos inaugurando o núcleo do projeto, a ser instalado no NEAM. Tanto mulheres, quanto adultos não têm nenhuma referência a quem recorrer, senão a delegacia. O núcleo se propõe como a ponte entre a população e as soluções efetivas. Todo o governo �??Jonga�?? está empenhado em oferecer bem-estar social, com maior qualidade de vida aos pradenses�?�, concluiu.

{audio}images/stories/audios/2010.05.11_entrevista_carlao_combate_violencia.mp3{/audio} | Entrevista: ‘Carlão’ (Sec. Saúde de Prado)


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

INSS e Sinebahia esclarecem mudanças no seguro-defeso

Centenas de pessoas participaram no último sábado, dia 11, de uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores para esclarecer sobre a mudança nas regras do Seguro-Desemprego, que ampara pescadores artesanais, durante os períodos de defeso. De acordo com Joédson Lacerda, o 'Xexéu', Coordenador...

Hoje, 20, a partir das 18 horas, vai acontecer na Casa de Cultura Miguel Falabella , que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 171, o I encontro de Mulheres. O evento contará com palestras sobre saúde e prevenção; Políticas Públicas e Combate a Violência...

Durante essa semana a equipe do CRAS Volante do Prado vai visitar duas comunidades, localizadas na região rural do município. Nesta terça-feira, dia 10, a visita acontece em Juerana. Na quarta-feira, dia 11, o destino será a comunidade de Palmares. As duas localidades, assim...