Vídeo: Lula festeja Kalil e diz que Reginaldo tomou ‘atitude histórica’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Após oficializar, nesta quinta-feira (26/5), a união com Alexandre Kalil (PSD), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu ao deputado federal petista Reginaldo Lopes por desistir de disputar o Senado Federal. O movimento viabilizou a união ao PSD de Kalil, porque o partido trabalha pela reeleição do senador Alexandre Silveira. A saída de Reginaldo do páreo desatou os nós que impediam a aliança e foi impulso decisivo para a costura de um palanque único em Minas Gerais.

Em vídeo obtido com exclusividade pelo Estado de Minas, Lula afirma ao deputado que ele tomou uma “atitude histórica” ao sair da corrida pelo assento de senador.

“Todo mundo sabe que o companheiro Reginaldo era pré-candidato a Senador; todo mundo sabe que ele tinha grande chance de se eleger por Minas Gerais. Entretanto, as circunstâncias políticas fizeram com que tomássemos a decisão de fazer uma aliança com Kalil”, diz o presidenciável.

Na gravação, Lula explica que a união a Kalil é benéfica a ambos.

“Interessa ao Kalil o apoio do PT e de Lula para que ele se eleja governador. E interessa, ao PT e ao Lula, o apoio de Kalil para que a gente se eleja presidente. Reginaldo, da forma mais extraordinária, solidária e fraterna que um ser humano pode ser, resolveu retirar a candidatura dele ao Senado e se colocar à disposição, a meu pedido e de Gleisi Hoffmann, para ser o coordenador de minha campanha em Minas”.

A negociação para unir petistas e pessedistas entregou, ao partido de Lula, o posto de vice na chapa de Kalil. O escolhido foi o deputado estadual André Quintão, líder do bloco de oposição a Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa. De bom trânsito entre os setores do PT, o parlamentar ganhou força após sugestão do ex-prefeito de BH.

Reginaldo assume a coordenação de Lula

Embora tenham feito Reginaldo deixar a disputa pelo Senado, as articulações para atrair Kalil renderam a ele posto importante na campanha de Lula.

“Será a maior missão da minha vida. Tenho muito orgulho”, garantiu, ao comentar sua tarefa como coordenador de Lula em Minas.

Ele vai atuar em parceria com o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PSD), que encabeça os bastidores de Kalil. O deputado também precisou se sacrificar para a concretização da aliança. Isso porque abriu mão do posto de vice para entregar a vaga ao PT e, assim, viabilizar a união.

Agostinho, aliás, também recebeu afago de Lula. “Reginaldo e Agostinho Patrus, coordenador da campanha do Kalil, vão fazer a dupla de coordenadores vencedores na eleição de Minas Gerais em 2022”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Queda na avaliação de Lula ‘é natural’, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à CNN, que foi ao ar nesta quarta-feira, 27, que "é natural" que haja oscilação nas pesquisas de avaliação do governo e mencionou a pressão dos preços dos alimentos, fator apontado por analistas como uma das razões da piora recente da aprovação do presidente Luiz Inácio

Termina hoje prazo dado para Bolsonaro explicar estadia em embaixada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até esta quarta-feira para apresentar explicações sobre sua permanência de duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. O prazo foi estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira. Até a noite desta terça-feira, a defesa de Bolsonaro ainda não havia se pronunciado. A

Prefeitura de SP é multada em R$ 50 mil por homenagem a Michelle Bolsonaro no Teatro Municipal

A Prefeitura de São Paulo terá de pagar R$ 50 mil em multa por ter permitido homenagem aprovada na Câmara de Vereadores de São Paulo para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que recebeu título de cidadã paulistana na última segunda-feira, 25, no Teatro Municipal, no centro da capital paulista. A decisão é da juíza Paula Micheletto