Suécia confirma candidatura à Otan; Rússia considera decisão como um �??grave erro�??

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Suécia seguiu os passos da Finlândia, que anunciou formalmente sua candidatura à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e informou que também vai solicitar sua adesão a aliança. A primeira-ministra, Magdalena Andersson, destacou que isto significa uma nova �??era�?� para o país escandinavo. �??Deixamos uma era para entrar em uma nova�?�, declarou. �??O embaixador sueco na Otan apresentará em pouco tempo a candidatura de Estocolmo�?�, acrescentou. Os dois países, que sempre foram neutros e não se juntaram a nenhuma aliança, em uma decisão histórica, resolveram acabar com esse posicionamento em decorrência da guerra da Rússia com a Ucrânia que já beira os três meses. �??Esperamos que a adesão não demore mais de um ano�?�, declarou a chefe de Governo sueca.

Para que os países nórdicos sejam aceitos, é necessária ratificação dos membros da Aliança. Até o momento, só a Turquia se mostrou contra. Entretanto, no domingo, 15, ela disse estar disposta a conversar sobre a adesão. Como já era de se esperar, essa decisão repercutiu em uma resposta imediata da Rússia, que declarou ser uma �??grave erro�?� as candidaturas de Suécia e Finlândia à Otan. �??�? um grave erro adicional, cujas consequências terão um longo alcance�?�, declarou o vice-ministro, Serguei Riabkov, segundo a agência de notícias Interfax. �??Para nós, está claro que a segurança da Suécia e da Finlândia não será reforçada por esta decisão�?�, afirmou antes de destacar que �??o nível de tensão aumentará�?�. Riabkov explicou que a resposta da Rússia �??dependerá das consequências práticas da adesão�?� dos dois países nórdicos à Otan. A Finlândia, em particular, compartilha 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia.

Vladimir Putin, presidente russo, também se manifestou sobre o assunto e disse que não considera a decisão dos nórdicos de aderir à Otan como uma ameaça, mas que a presença de infraestrutura militar pode provocar uma resposta de Moscou. �??Não representa uma ameaça direta para nós, mas a expansão de infraestrutura militar a estes territórios vai gerar certamente uma resposta nossa�?�, afirmou Putin em uma reunião de uma aliança militar liderada por Moscou. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou em entrevista coletiva que não está convencido de que a adesão de Finlândia e Suécia à Otan vai melhorar a segurança da Europa e que, diferente do interesse da Ucrânia em fazer parte da Aliança �?? Rússia alegou que um dos motivos para invadir o país foi pelo interesse do Leste Europeu em querer ingressar na Otan �?? eles não têm disputas territoriais com os dois países. �??Vamos observar com muito cuidado quais serão as consequências de uma adesão de Finlândia e Suécia à Otan, no que diz respeito à nossa segurança, que deve ser garantida de forma absolutamente incondicional�?�, frisou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ataque da Ucrânia na fronteira com a Rússia deixa dois mortos

Um ataque da Ucrânia com drones causou duas mortes na província fronteiriça de Belgorod, no oeste da Rússia, disse neste sábado (20) (noite de sexta-feira (19) em Brasília) o governador local, Vyacheslav Gladkov. “O vilarejo de Poroz, no distrito urbano de Grayvoronsky, foi atacado pelas forças armadas ucranianas com drones. Devido ao lançamento de dois artefatos

Homem ateia fogo em si mesmo diante do tribunal do julgamento de Trump

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um homem ateou fogo em si próprio nesta sexta-feira (19) em frente ao tribunal de Nova York onde Donald Trump está sendo julgado. Segundo a polícia local, ele foi retirado em uma maca, mas ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. De acordo com a rede de

Cometa do Diabo poderá ser visto do Brasil neste domingo; saiba o melhor horário

Os apaixonados por astronomia podem comemorar, porque neste domingo (21), vai ser possível ver o cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como Cometa do Diabo, que estará visível no Brasil e no Hemisfério Sul. Com um período orbital de 71,3 anos, o cometa estará no ponto mais próximo do Sol, tornando-se mais visível a partir das 17h40.