Seabra: Pais de estudantes pedem volta de aulas; prefeitura e professores seguem em impasse por negociação salarial

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Seabra: Pais de alunos pedem volta de aulas em impasse entre prefeitura e professores

Foto: Reprodução / Editora Apcon

Um grupo de pais de estudantes da rede municipal de Seabra, na Chapada Diamantina, se reúne nesta terça-feira (3) com vereadores e o sindicato dos professores. O motivo do encontro é o retorno às aulas normais.

Desde o dia 28 de março, as atividades estão paralisadas após um impasse entre a prefeitura e os professores. �? época, o sindicato cobrava a atualização do piso nacional da categoria, com o reajuste de 33,24%.

A prefeitura aceitou, mas a verba viria de outra reivindicação da categoria, o percentual destinado aos docentes oriundo do precatório �?? dívida a ser paga por ente público �?? do Fundef, que depois virou Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

O projeto do prefeito Fábio Lago Sul (PP), que autorizava o uso do dinheiro do Fundeb para reajuste do piso nacional, foi para a Câmara de Vereadores, que votou e aprovou a medida, mas os professores não aceitarem a condição. Havia uma discordância pontual na origem do recurso para aumentar o salário da categoria.

Na ocasião, os legisladores alegaram que não sabiam do teor do projeto de lei, que autorizava o aumento nos salários, usando os 60% do precatório do Fundef destinado aos docentes. Sem retorno às aulas, a prefeitura adotou o que chamou de ações pedagógicas, para não interromper as ações nas escolas.

No entanto, o formato das atividades é criticado por um grupo de pais e mães. Eles afirmam que as atividades não cumprem os mesmos objetivos das aulas.

Ao Bahia Notícias, uma das mães que integram o grupo de pais, Ana Carolina, declarou que o prejuízo tem sido significativo para os estudantes.

�??Nós queremos o retorno das aulas. Nosso objetivo é esse. Essas ações pedagógicas são importantes, mas não como aulas, e sim como reforço, dentro do calendário escolar. A situação já está muito difícil por conta da pandemia. Tem meninos no sétimo ano que não sabem ler. Isso de substituição das aulas por essas ações é como se fosse um cala boca, um tapa buraco da prefeitura”, criticou Carolina.

Seabra tem pouco mais de sete mil estudantes na rede municipal. Conforme Ana Carolina, os pais já tentaram debater o caso com a prefeitura, mas não tem tido retorno da gestão. (Atualizado às 10h03)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STF julga limites e critérios para apurações do Ministério Público

(FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a discutir, nesta quarta (24), a atuação do Ministério Público em investigações criminais e a de debater os limites sobre o tema e adequar o papel do órgão diante da implantação do juiz das garantias. A ideia que tem sido discutida pelos ministros, segundo a Folha de

Lula tem a melhor condição para governar desde que assumi a Câmara, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o cenário mais favorável para governar desde que o deputado assumiu o cargo, em 2021. "Se você olhar três anos de trabalho meu para frente: qual pauta-bomba foi pautada, qual instabilidade [ocorreu na transição] de um governo

Carlos Bolsonaro quer fim de cardápios vegetarianos em escolas para atacar a ‘esquerda’

O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL), filho "zero dois" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou um projeto de lei que proíbe cardápios vegetarianos e veganos nas escolas e creches da capital fluminense. A medida busca impedir o avanço da pauta de alimentação sem origem animal nas escolas que, segundo o parlamentar, é tema "sequestrado"