Santuário promove celebração a Nossa Senhora de Fátima em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Guiados pela fé e com as mãos erguidas agitando lencinhos brancos em saudação, dezenas de devotos caminharam em procissão a Nossa Senhora de Fátima, entoando a canção “13 de maio”, que conta a história da santa. 

Nesta sexta (13), dia dedicado à santa pela Igreja católica, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, organizou uma programação especial para celebrar o dia da padroeira da instituição, com o tema “Com Nossa Senhora de Fátima, para que trilhemos caminhos de paz”. 

“Esse é o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima fora de Portugal, então, para os devotos têm uma importância muito grande, porque ele já consta no coração dos baianos e soteropolitanos, eles têm um apreço pelo espaço e por tudo que ele representa. Já faz parte do itinerário de muitos nessa data”, contou o padre Cleber Gonçalves, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A comemoração iniciou com uma alvorada, às 6h. Ao longo do dia foram realizadas quatro celebrações eucarísticas. O final da tarde foi marcado pela realização de uma procissão. O cortejo seguiu pela avenida principal do bairro, a Leovigildo Filgueiras.

csm 797d8918a709d0a949bee00c9a264432 28338b41ff
Foto: Paula Fróes/ CORREIO

Devota da santa desde criança, Maria dos Anjos, 36, acompanhou a imagem pela avenida, agradecendo pelo milagre de cura que recebeu. “Há cinco anos eu passei meses buscando por um diagnóstico, que médico nenhum conseguia definir. Eu orei e pedi para que ela intercedesse. Era depressão, mas além do diagnóstico, ela me deu a cura”, contou a devota. 

Assim como ela, Robert Nascimento, 38, seguiu a procissão por amor e gratidão. Para ele, a necessidade de agradecer tem sido maior que a de pedir. “Esse ano é só para agradecer. Passamos por tanta coisa, tantos medos nos assombraram. Finalmente estamos vencendo a pandemia”, disse o fiel. 

Antes do retorno ao Santuário, os devotos fizeram uma parada em frente à Central Pastoral Bom Pastor e cantaram mais canções em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. 

A celebração foi encerrada com uma Missa Solene, às 19h. Os lencinhos deram lugar a velas acesas e um cenário pacífico se formou, ao som da mesma canção que abriu a comemoração: “13 de maio”. De acordo com o padre Cleber Gonçalves, além de paz, o pedido para este ano é mais diálogo entre as pessoas. 

“Que as pessoas possam dialogar. Conflitos bélicos jamais resolvem problemas, mas apenas mediante o diálogo, por isso, o pano de fundo deste ano é a paz. �? aquilo que Jesus diz aos discípulos: ‘eu lhes dou a paz'”, destacou o padre. 
 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Agenor Duque sobre indiciamento de Felippe Valadão por intolerância: “batalha espiritual”

Em sua coluna no Jornal Diário de São Paulo, o Apóstolo Agenor Duque, líder da Igreja Apóstolica Plenitude do Trono de Deus (IAPTD), discutiu o recente indiciamento do Pastor Fellipe Valadão por suposta intolerância religiosa. O caso, que está sendo investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), originou-se após declarações do

Samuel Mariano posta texto enigmático e diz onde “você errou”

O pastor Samuel Mariano recentemente compartilhou um texto emocionante em seu perfil do Instagram que capturou a atenção de seus seguidores. No post, ele explora a inevitabilidade dos erros humanos e a importância de aprender com eles. Mariano começa sua mensagem com uma série de erros comuns que as pessoas cometem na vida diária. “Você

Justiça decide que pastor não é funcionário da igreja

Em uma decisão recente da Vara do Trabalho de Diamantina, a Justiça do Trabalho de Minas Gerais negou o reconhecimento de vínculo empregatício entre um pastor e uma igreja evangélica. O juiz Edson Ferreira de Souza Júnior julgou que a relação era de natureza voluntária e vocacional, guiada por motivações religiosas e não econômicas, afastando