Macron nomeia Élisabeth Borne para o cargo de primeira-ministra na França

Emmanuel Macron nomeou nesta segunda-feira, 16, Élisabeth Borne para...

‘Power Couple’: Nahim e Matheus se enfrentam e dinâmica termina em caos e gritaria

Mais uma vez uma dinâmica entre os casais do...

Polícia prende Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel há três anos

A Polícia de São Paulo prendeu, na tarde desta...

TJ-RJ arquiva denúncia contra Flávio Bolsonaro por supostas rachadinhas

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio...

Santuário promove celebração a Nossa Senhora de Fátima em Salvador

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

Guiados pela fé e com as mãos erguidas agitando lencinhos brancos em saudação, dezenas de devotos caminharam em procissão a Nossa Senhora de Fátima, entoando a canção “13 de maio”, que conta a história da santa. 

Nesta sexta (13), dia dedicado à santa pela Igreja católica, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, organizou uma programação especial para celebrar o dia da padroeira da instituição, com o tema “Com Nossa Senhora de Fátima, para que trilhemos caminhos de paz”. 

“Esse é o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima fora de Portugal, então, para os devotos têm uma importância muito grande, porque ele já consta no coração dos baianos e soteropolitanos, eles têm um apreço pelo espaço e por tudo que ele representa. Já faz parte do itinerário de muitos nessa data”, contou o padre Cleber Gonçalves, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A comemoração iniciou com uma alvorada, às 6h. Ao longo do dia foram realizadas quatro celebrações eucarísticas. O final da tarde foi marcado pela realização de uma procissão. O cortejo seguiu pela avenida principal do bairro, a Leovigildo Filgueiras.

Foto: Paula Fróes/ CORREIO

Devota da santa desde criança, Maria dos Anjos, 36, acompanhou a imagem pela avenida, agradecendo pelo milagre de cura que recebeu. “Há cinco anos eu passei meses buscando por um diagnóstico, que médico nenhum conseguia definir. Eu orei e pedi para que ela intercedesse. Era depressão, mas além do diagnóstico, ela me deu a cura”, contou a devota. 

Assim como ela, Robert Nascimento, 38, seguiu a procissão por amor e gratidão. Para ele, a necessidade de agradecer tem sido maior que a de pedir. “Esse ano é só para agradecer. Passamos por tanta coisa, tantos medos nos assombraram. Finalmente estamos vencendo a pandemia”, disse o fiel. 

Antes do retorno ao Santuário, os devotos fizeram uma parada em frente à Central Pastoral Bom Pastor e cantaram mais canções em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. 

A celebração foi encerrada com uma Missa Solene, às 19h. Os lencinhos deram lugar a velas acesas e um cenário pacífico se formou, ao som da mesma canção que abriu a comemoração: “13 de maio”. De acordo com o padre Cleber Gonçalves, além de paz, o pedido para este ano é mais diálogo entre as pessoas. 

“Que as pessoas possam dialogar. Conflitos bélicos jamais resolvem problemas, mas apenas mediante o diálogo, por isso, o pano de fundo deste ano é a paz. É aquilo que Jesus diz aos discípulos: ‘eu lhes dou a paz'”, destacou o padre. 
 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCA oferta 370 vagas para cursos de iniciação à música sinfônica

O Teatro Castro Alves (TCA) volta a ofertar os tradicionais cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Foram abertas novas turmas para o...

Filmes que arruinaram casamentos da vida real!

Muitos casais de celebridades se reuniram no set, mas para alguns o preço a pagar foi o fim de seus casamentos anteriores. Hollywood é...

Prefeito dirige caminhão de lixo e trabalhadores fazem dancinha no Dia do Gari

Quando era criança toda vez que ouvia o barulho do carro da coleta de lixo Juraci da Paixão, o Juca ou Jaca, 31...