Salvador sedia 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais e reúne especialistas e autoridades

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A sexta edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais vai acontecer em Salvador entre os dias 12 e 15 de junho, no Teatro Castro Alves (evento de abertura) e no auditório do Fiesta Bahia Hotel (palestras). Neste ano, o evento marca os 200 anos da Independência do Brasil e trata das questões fiscais debatidas sob a perspectiva da Democracia e do Desenvolvimento, com a preocupação de apontar para uma agenda para o futuro. O evento deve receber mais de 500 auditores fiscais da Receita Federal, dos Estados e dos municípios de todo o país e de Portugal.  

O Congresso é realizado pela Febrafite – Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais; Apit – Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, de Portugal; e Unafisco – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. A entidade anfitriã é o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF).  

�??A questão tributária é central para resolvermos grandes problemas do Brasil, como a crise econômica, o desemprego e as desigualdades sociais. Reunir tantos especialistas para debatermos esses temas afeitos ao trabalho dos auditores fiscais e relevantes para toda a sociedade é uma oportunidade especial de geração de conhecimento e troca de experiências�?�, destaca o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada.

Presidente do IAF Bahia, Marcos Carneiro explica que o evento traz para Salvador assuntos relevantes com profissionais que se destacam na área: �??�? uma oportunidade muito especial sermos os anfitriões desta edição do congresso, que é um evento que propõe um diálogo internacional sobre temas absolutamente relevantes para os países participantes. Salvador vai protagonizar debates essenciais sobre as receitas públicas e questões fiscais e, na ocasião, vamos também celebrar o bicentenário da Independência do Brasil aqui, que foi a primeira capital do país�?�.

Secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório celebra o intercâmbio entre auditores brasileiros e portugueses e os bons frutos que serão colhidos dessa troca: �??Em um contexto em que os estados nacionais e subnacionais vêm sendo cada vez mais desafiados pelas profundas transformações do capitalismo global e pela erosão das receitas públicas, a gestão tributária torna-se essencial para assegurar os recursos para financiamento do Estado, única instância capaz de promover o desenvolvimento equânime e efetivamente reverter a tendência de crescimento das desigualdades sociais. O intercâmbio de experiências e reflexões entre auditores fiscais de Brasil e Portugal deverá certamente trazer contribuições importantes para este debate�?�.

A cada edição, o evento internacional tem reunido cerca de 500 congressistas e já conquistou chancelas de peso, como a concessão do Alto Patrocínio do Presidente da República de Portugal e o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Entre painéis, palestras e palestra magna, a programação conta com nomes como Paulo Nogueira Batista Júnior, economista, autor do livro �??O Brasil não cabe no quintal de ninguém�?� e ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento estabelecido pelos Brics; Paulo Portas, comentarista de política da rede CNN Portugal e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal; a diplomata e política portuguesa Ana Gómes; e o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar.

Confira a programação completa:

DIA 12 DE JUNHO DE 2022 – DOMINGO
LOCAL: TEATRO CASTRO ALVES (TCA)

17:30 – Abertura 

17:30 – Discursos e Hinos Nacionais do Brasil e de Portugal

Manoel Vitório da Silva Filho | Secretário de Estado da Fazenda da Bahia;

Luís Faro Ramos | Embaixador de Portugal no Brasil;

Marcio Verdi | Secretário Executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT;

Luiz Dias de Alencar Neto | Coordenador-Geral do Encontro Nacional de Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (Encat) e Secretário da Receita Estadual de Alagoas;

Maria Cristina Mac Dowell | Especialista líder da Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);

Pedro Marinho Falcão | Presidente da Law Academy;

Presidentes das Entidades organizadoras APIT, FEBRAFITE e UNAFISCO NACIONAL e a anfitriã Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF).

19:00 – Apresentação cultural:  Orquestra 2 Julho, do NEOJIBA. 

20:30 – Coquetel

DIA 13 DE JUNHO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA
LOCAL: AUDIT�?RIO FIESTA BAHIA HOTEL

09:30 a 11:30 – PALESTRA MAGNA: OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPOR�?NEA

Dr. Paulo Nogueira Batista Júnior | Titular da cátedra Celso Furtado do Colégio de Altos Estudos da UFRJ. Foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor-executivo do FMI pelo Brasil e mais dez países, em Washington, de 2007 a 2015.

Dr. Paulo Portas | Ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Vice-Primeiro-Ministro, sendo responsável pela coordenação econômica, investimento e exportações entre 2011 e final de 2015.

11:30 PAINEL: A ECONOMIA MUNDIAL E OS ESTADOS NACIONAIS

José Garcez Ghirardi | Professor da FGV Direito de SP.

12:30 – ALMO�?O 

14:00 – PAINEL: O PAPEL DO ESTADO NA NOVA ORDEM ECON�?MICA

Ladislau Dowbor | Economista brasileiro, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

Marilane Teixeira | Docente do Instituto de Economia da Unicamp;

Ana Gomes | Diplomata e política portuguesa.

16:00 – COFFEE-BREAK

16:30 – PAINEL: OS DESAFIOS DOS TRABALHADORES E SUAS ENTIDADES DE CLASSE NA CONSTRU�?�?O DE UMA NOVA ORDEM ECON�?MICA E SOCIAL

Subtemas:

Reforma trabalhista na Espanha – Dolores Segura de La Encina | Conselheira de Trabalho, Migração e Seguridade Social da Embaixada da Espanha no Brasil;

Na perspectiva dos trabalhadores do setor privado – Fausto Augusto Jr. | Representante do Dieese;

Na perspectiva do setor público �?? Rudinei Marques | Presidente do Fonacate �?? Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado.

18:30 – ENCERRAMENTO DO DIA

DIA 14 DE JUNHO DE 2022 – TER�?A-FEIRA
LOCAL: AUDIT�?RIO FIESTA BAHIA HOTEL

PAINEL: TRIBUTA�?�?O, DESIGUALDADE E DESENVOLVIMENTO

09:30 – PALESTRA 1 – CORPORA�?�?ES ACIMA DOS ESTADOS �?? TRIBUTA�?�?O E DESIGUALDADE

Juan Pablo Jimenez | Docente da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais �?? FLACSO – Buenos Aires, Argentina;

Francisco Tavares | Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).

11: 00 – PALESTRA 2: A TRIBUTA�?�?O, O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Marciano Buffon | Pós-Doutor em Direito pela Faculdad de Direito da Univerisde de Sevilla, na Espanha;

Mariana Mortágua | Doutora em Economia pela School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres, Mestre em Economia pelo ISCTE (Lisboa) e Deputada no Parlamento Português.

12:30 – ALMO�?O 

14:30 – PAINEL – AS POLÍTICAS P�?BLICAS E OS PRIVIL�?GIOS PRIVADOS NO CONTEXTO DO CONGELAMENTO DOS GASTOS

Pedro Rossi | Economista, Instituto de Economia da Unicamp;

Rosa Chieza | Economista, docente UFGRS;

�?lida Graziane | Procuradora de Contas de São Paulo (MPC/SP);

Mediação: Representante do Fisco.

16:00 – COFFEE-BREAK

16:30 – PAINEL FEDERALISMO FISCAL E OS ENTES FEDERADOS

Giovanna Victer | Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos e Secretária de Fazenda do Município de Salvador;

Fabrício Augusto | Doutor em Economia e docente universitário;

Onofre Baptista | Jurista, docente da UFMG;

André Horta | Diretor do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF).

Moderador:  Luis María Capellano | Presidente de Comisión Arbitral de Convenio Multilateral Comissão Arbitral do Convênio Multilateral (Comarb), Buenos Aires, Argentina.

18:00 – LAN�?AMENTO DA EDI�?�?O BIENAL 2021/22 DO PR�?MIO NACIONAL DE EDUCA�?�?O FISCAL

18:30 – ENCERRAMENTO DO DIA

*DIA 15 DE JUNHO DE 2022 – QUARTA-FEIRA_
LOCAL: AUDIT�?RIO FIESTA BAHIA HOTEL

Palestra Magna 2

09:00 – José Casalta Nabais | Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde leciona Direito Fiscal na licenciatura e no mestrado, participando também no Curso de Doutoramento e no Programa de Doutoramento. Autor da essencial tese de doutoramento “O Dever Fundamental de Pagar Impostos”.

09:45 – PAINEL: REFORMA TRIBUTÁRIA 

Julio Cesar  | Secretário Especial da Receita Federal do Brasil;

Décio Padilha | Presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF) e Secretário de Estado da Fazenda de Pernambuco;

Nelson Machado | Professor na Escola de Economia de São Paulo/ FGV e Diretor do Centro de Cidadania Fiscal �?? CCIF;

Rodrigo Spada | Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo e presidente da Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais);

Renata Mendes | Líder do Pra Ser Justo e mestre em ciência política.

12:30 – ALMO�?O 

14:00 – PAINEL: ADMINISTRA�?�?O TRIBUTÁRIA PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ricardo Neves | Subsecretário da Receita Estadual do Rio Grande do Sul;

Nuno Barroso | Presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Inspeção Tributária e Aduaneira e Inspetor Tributário e Aduaneiro de Portugal;

Mauro Silva | Presidente da Unafisco Nacional e Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil;

Fábio Verbicário | Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do RJ e integrante da Comissão Técnica da Febrafite;

Moderador: Carlos Leony | Presidente da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo) e Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo.

15:30 – PAINEL �?? DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E AGENDA PARA O FUTURO NOS  200 ANOS DA INDEPEND�?NCIA DO BRASIL

Maria Angélica dos Santos |  Doutora em Direito pela UFMG, Mestre em Direito Público pela PucMinas, Graduada em Direito pela UFMG e Professora Universitária. Autora do livro: O lado negro do empreendedorismo – afroempreendedorismo e black money;

Hélio Franchini | Diplomata e historiador. �? doutor em História pela UnB e mestre em Ciência Política pela USP. Cursou a 65ª Sessão “Política de Defesa” do Instituto de Altos Estudos em Defesa Nacional, do Ministério da Defesa da França (IHEDN). Publicou, em 2019, o livro “Independência e Morte: política e guerra na emancipação do Brasil”.

16:30 – COFFEE-BREAK

16:45 – CARTA DE SALVADOR

17:00 – Discursos de encerramento e premiações de delegações visitantes

20:30 – Jantar de encerramento e apresentação cultural do Ilê Aiyê.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Músico recupera pedaleira roubada na igreja Impactados no altar da Igreja Casa

Enquanto o pastor Júnior Trovão pregava seu estrondoso sermão, tendo centenas de pessoas com os olhos fitados nele, no altar da igreja Casa, em Goiânia, a 7 metros do pregador, o guitarrista retira os plugues de sua pedaleira Mooer 200 e entrega a um rapaz, que deixa a igreja levando a pedaleira na mão, enquanto

Pr. Júnior Trovão defende João Caetano após criticas por carro de luxo; “Não depende de igreja”

O trecho de uma ministração do pastor Júnior Trovão viralizou nas redes sociais essa semana. No vídeo, Trovão sai em defesa do pastor João Caetano, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Semear em Cristo, que foi criticado recentemente por gravar um vídeo no seu carro, uma Hilux SW4. Trovão disse que viu os comentários

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora