Pesquisa a 4 meses da eleição não determina nada, mas assusta Planalto

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26/5), a quatro meses da eleição de outubro, em que Lula aparece 21 pontos à frente de Bolsonaro, é um retrato deste momento e não há certeza de que, daqui até lá, a distância entre Lula e Bolsonaro permaneça assim.

A pesquisa, que ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, tem uma margem de erro de 2%, bem menor do que os levantamentos divulgados quinzenal ou semanalmente, como Ipespe, Quaest ou Ideia. Essas últimas são pesquisas feitas por telefone e com uma amostra menor, com geralmente entre 1.000 e 1.500 brasileiros ouvidos �?? daí terem margens de erro em torno de 3%.

Essas características, embora aumentem a chance de a Datafolha ser mais fidedigna da realidade do que as demais, não determinam nada. Bolsonaro pode se recuperar, Lula pode voltar a errar etc.

Mas a notícia assusta o Planalto de qualquer forma, por mostrar uma realidade muito diferente da pintada por aliados como Ciro Nogueira, que tem falado em vitória no primeiro turno. Assustado, Bolsonaro tende a querer esquentar ainda mais a temperatura da crise política que há quatro anos alimenta dia e noite.

Neste Diagnóstico, falo sobre esses pontos e analiso como esses números, se confirmados em outubro, se refletirão numa eventual adesão ou rejeição da população ao discurso de questionamento das urnas.

 

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

O post Pesquisa a 4 meses da eleição não determina nada, mas assusta Planalto apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mendonça dá bronca em advogada em audiência com governador de MT

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro André Mendonça encerrou de maneira abrupta no último dia 2 uma audiência de conciliação no STF (Supremo Tribunal Federal) entre representantes da sociedade civil, do MDB e do PSD com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). O magistrado tirou a palavra da advogada Nilma Silva, presidente

Governadores discutem renegociação de dívidas com presidente do Senado

Governadores de cinco estados se reuniram, nesta segunda-feira (15), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais. Estiveram presentes na residência oficial do Senado os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é preciso

Ministro vê atos ‘anômalos’ de Hardt e até enquadramento por peculato e prevaricação

Para fundamentar o afastamento imediato da juíza Gabriela Hardt - ex-substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, berço da Operação Lava Jato -, o ministro Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, elencou as condutas a ela atribuídas na 'gestão caótica de valores provenientes de acordos de colaboração e de leniência'. A