TAGS

PCDF faz operação contra bando que aplicava golpe do falso empréstimo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, deflagrou a Operação São Francisco na manhã desta quinta-feira (26/5). Os alvos são suspeitos de aplicar golpes do falso empréstimo e causar prejuízo a diversas vítimas do Distrito Federal.

A operação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e contou com apoio logístico da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc).

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Goiás. Na ocasião, os policiais fizeram duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Segundo apurou-se, os criminosos enviam mensagens SMS para vítimas oferecendo empréstimos a juros abaixo do mercado.

Após o primeiro contato telefônico com os criminosos, a pessoa era orientada a enviar documentos pessoais e preencher ficha de cadastro por meio de site em nome da empresa de fachada ou enviar a documentação para o e-mail informado pelo falso atendente.

Em seguida, o cliente recebia uma ligação informando que o empréstimo havia sido autorizado, mas que, para recebê-lo, deveria pagar 10% do valor pretendido em conta bancária de titularidade de pessoa física informada pelos golpistas.

Depois de a vítima efetuar o primeiro pagamento, expirava o prazo estipulado para o recebimento do �??empréstimo�?�, sem que houvesse o efetivo recebimento do valor contratado. A vítima, então, entrava novamente em contato telefônico com a empresa. Nesse momento, o atendente informava que, para que fosse liberado o valor acordado, a pessoa deveria realizar um segundo depósito referente a taxa, tarifa ou imposto extraordinário e imprescindível.

Por fim, a contratante só percebia que havia sido sofrido um golpe depois de fazer diversos depósitos em contas bancárias de terceiros.

A polícia informou que os perfis das vítimas são variados. Foram identificados funcionários públicos, jornalistas, policiais, entre outros. Em alguns casos, eram pessoas que enfrentavam dificuldades financeiras, muitas delas em razão da pandemia da Covid-19.

Após o fim das investigações, os suspeitos poderão responder por estelionato na modalidade eletrônica, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público e particular.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

O post PCDF faz operação contra bando que aplicava golpe do falso empréstimo apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Influenciadora é presa suspeita de aplicar golpe em pelo menos 30 pessoas

A influenciadora digital Thay Costah, de 22 anos, foi presa suspeita de estelionato. Ela estava na casa da mãe dela, em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, quando foi detida na noite dessa quinta-feira (3/8). Levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)...

Arrombamentos na Savassi expõem escalada do crime contra o comércio de BH

Nem mesmo alarmes e câmeras têm impedido a ousadia de criminosos para furtar lojas em Belo Horizonte. Eles agem de madrugada, quebram vitrines e arrombam os imóveis. Mesmo com comerciantes redobrando os cuidados com a segurança, a capital mineira tem uma média de 27,5...

Idosa morre atropelada por homem embriagado em Ipatinga; veja vídeo

Uma senhora de 73 anos morreu atropelada por um motorista embriagado na noite desse domingo (23/7), na Avenida José Anatólio Barbosa, no Bairro Limoeiro, em Ipatinga, interior de Minas. O homem, de 34 anos, que dirigia um Fiat Palio, foi preso em flagrante depois...