OMS espera que mais casos de varíola dos macados surjam globalmente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que espera identificar mais casos de varíola dos macacos na medida em que expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.ebcebc

Até sábado (21), 92 casos haviam sido confirmados e 28 casos suspeitos de varíola foram relatados em 12 estados-membros que não são endêmicos para o vírus, disse a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), acrescentando que fornecerá mais orientações e recomendações nos próximos dias para os países, sobre como mitigar a propagação da doença.

“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, acrescentou a agência.

A varíola dos macados é uma doença infecciosa que geralmente é leve e é endêmica em partes da África ocidental e central. �? espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

“O que parece estar acontecendo agora é que ela entrou na população como uma forma sexual, como uma forma genital, e está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo”, disse David Heymann, funcionário da OMS e um especialista em doenças infecciosas, à Reuters.

Heymann disse que um comitê internacional de especialistas se reuniu por videoconferência para analisar o que precisava ser estudado sobre o surto e comunicado ao público, incluindo se há disseminação assintomática, quem está em maior risco e as várias vias de transmissão.

O comitê, no entanto, não é o grupo que sugeriria declarar uma emergência de saúde pública de interesse internacional, a maior forma de alerta da OMS, que se aplicou à pandemia de covid-19.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rihanna revela que looks que já usou lhe causam ‘repulsa’

Rihanna revelou recentemente que se arrepende de alguns looks que já usou. No evento da Puma em Londres, da colaboração com a Fenty, marca criada pela artista, Rihanna compartilhou com a Vogue britânica que existem alguns visuais que já usou e que hoje, ao pensar neles, lhe causam alguma repulsa. Mostrar os mamilos sob a

Homem fica mais de 4h ‘enterrado’ no gelo para quebrar recorde; vídeo

Um homem, de 53 anos, tornou-se recordista ao ficar 4h02 'enterrado' no gelo, ficando apenas com o pescoço e a cabeça 'livres'. O anúncio foi feito na sexta-feira pela organização, que afirma que esta não foi a primeira vez que Łukasz Szpunar se desafiou com baixas temperaturas. O novo recordista já tinha passado algumas horas

Globo enfrenta obstáculo ao entrar com pedido para registrar bordão ‘Brasil do Brasil’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A participação de Beatriz Reis no BBB 24 rendeu. A sister popularizou o bordão "Brasil do Brasil" no reality show e, de olho em planos futuros com a ex-sister, a Globo tenta registrar a marca. No último dia 21 de março, a emissora entrou com um pedido no Inpi (Instituto