FNDE prorroga prazo para renovar contratos de financiamento do Fies

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até o dia 30 de junho de 2022, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.ebcebc

A Portaria 312/22 com esse objetivo foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.

A norma também prorroga até 30 de junho, o prazo para realizar a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitar dilatação de prazo para utilizar o financiamento, respectivamente, referentes ao primeiro semestre de 2022.

O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que os estudantes possam realizar os aditamentos no período de pandemia da covid-19.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.

Fies

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Claudia Raia deixa Globo após 40 anos e fala sobre novo momento: ‘Mais livre’

Ela está estrelando a peça ‘Tarsila, a Brasileira’, ao lado do esposo, Jarbas Homem De Melo Reprodução/TV Globo Ela é mãe de três filhos A atriz Claudia Raia, 57 anos, falou durante o programa “TV Fama” sobre sua carreira e o novo momento profissional. Nos palcos com a peça Tarsila, a Brasileira, Raia precisou perder quase

Arlindo Cruz volta a ser internado por problema cardíaco

O sambista de 65 anos está com um quadro de bradicardia, condição estabelecida quando ocorre uma desaceleração dos batimentos cardíacos, mas não precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Reprodução/Instagram/babicruz10 Arlindo Cruz vem lidando com as consequências de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 2017 e afetou sua mobilidade e fala

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa de combate de esgrima em Curitiba

Ele duelou com Alexandre Camargo, atleta da Seleção Brasileira de Esgrima, e surpreendeu a todos com a habilidade no esporte Reprodução/Instagram/@curitiba_pmc Cantor está no Brasil para a turnê solo The Mandrake Project O renomado cantor Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, surpreendeu os fãs ao participar de um combate de esgrima em Curitiba. Aproveitando sua