Fábio Faria pode virar o homem de Elon Musk no Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Executivos muito bem posicionados no mercado de radiodifusão dão como certo que Fábio Faria, ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro, deixará o governo antes de dezembro para se tornar o homem forte do bilionário Elon Musk no Brasil.

Genro de Silvio Santos, o dono do SBT, Faria vem construindo a relação com Musk já faz algum tempo. Desde que assumiu o ministério, ele já viajou várias vezes aos Estados Unidos, e em alguns desses compromissos aproveitou para estreitar os laços com as empresas do homem mais rico do mundo, dono da SpaceX, da Tesla e da rede de satélites Starlink.

Em novembro do ano passado, o ministro foi recebido por Elon Musk na base de operações da SpaceX, no Texas. Um dia antes, ele esteve com executivos da companhia na Califórnia.

O ministro fez questão de chegar com pompa e circunstância para os encontros, a bordo de um jato da Força Aérea Brasileira enviado aos Estados Unidos especialmente para servi-lo �?? ele havia desembarcado no país em um voo comercial desde Glasgow, na Escócia, e pediu à FAB que disponibilizasse uma aeronave para seus deslocamentos em território americano.

A agenda previa conversas sobre o interesse de Musk de obter autorização para operar sua rede de satélites Starlink no Brasil. Documentos do ministério aos quais a coluna teve acesso definiam assim os compromissos da agenda: �??encontros com potenciais investidores na área de comunicações do Brasil�?�. Para além das reuniões, o ministro fez visitas guiadas à linha de montagem dos foguetes da SpaceX e à fábrica de terminais usados pelos clientes da rede Starlink.

Em Brasília o ministério comandado por Fábio Faria já vinha atuando nos bastidores para que a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, liberasse a operação da rede de satélites de Elon Musk no país �?? a autorização foi concedida em janeiro deste ano.

Foi o ministro quem organizou o encontro do bilionário com o presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, no hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo. A preparação do convescote foi mantida em segredo até a véspera. Coube ao próprio Faria divulgá-lo, praticamente em cima da hora, quando já não havia mais dúvidas de que Musk realmente viria.

O ministro Fábio Faria com Elon Musk no encontro da semana passada Ao discursar no evento, Bolsonaro chamou o megaempresário de �??mito da liberdade�?� e classificou como �??um sopro de esperança�?� seu plano de comprar o Twitter �?? militantes de direita do Brasil e do exterior apostam que, sob Musk, a rede social pode deixar de impor barreiras a postagens consideradas radicais. �??O mundo todo passa por pessoas que têm vontade de roubar essa liberdade de nós, a liberdade é a semente para o futuro�?�, disse o presidente.

Na ocasião, o bilionário nascido na África do Sul e naturalizado americano anunciou o plano de levar internet para regiões remotas da Amazônia e a disposição de oferecer a tecnologia da empresa para monitorar a floresta.

Quem acompanha de perto as tratativas, porém, garante que há muito mais por trás da aparente generosidade de Musk. Ele estaria interessado, por exemplo, em abrir negociações com o Brasil para a SpaceX usar a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, e na exploração de minerais que podem ser usados nas baterias dos carros da Tesla.

A se confirmar o prognóstico de que Fábio Faria trocará de emprego em breve, essas seriam algumas de suas principais missões como o homem de Elon Musk no Brasil.

Recentemente, o ministro desistiu de concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Norte, seu estado-natal. Em privado, pessoas próximas afirmam que ele deve ficar no governo pelo menos até as eleições de outubro.

�? coluna, Fábio Faria disse que ainda não decidiu para onde irá após deixar o cargo. �??Vou para o setor privado após encerrar o meu trabalho no ministério, mas não defini onde vou trabalhar�?�, afirmou.

O post Fábio Faria pode virar o homem de Elon Musk no Brasil apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) - Lula orientou o governo a tratar do caso Marielle Franco com sobriedade.Na opinião que o presidente expressou a ministros, o desfecho do assassinato, anunciado pela Polícia Federal, não é motivo de felicidade. Pelo contrário, reforçou o petista. É razão de alívio, mas de tristeza pelo tamanho da tragédia e pela dimensão que

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que seria "ilógico" sugerir que ele pediria asilo político durante o período em que ficou hospedado na Embaixada da Hungria, em Brasília, no mês passado. A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de