Duas décadas após invasão da UFBA, Marta propõe mudança de nome do Viaduto do Canela

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Duas décadas após invasão da UFBA, Marta propõe mudança de nome do Viaduto do Canela

Invasão da Faculdade de Direito, em 2001 | Foto: Reprodução / APUB

Salvador poderá ter outro logradouro público nas imediações do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o nome alterado. Depois da mudança na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, que passou a se chamar Milton Santos, a vereadora Marta Rodrigues (PT) pretende agora renomear o Viaduto do Canela.

Para a parlamentar, o local deverá passar a se chamar 16 de Maio, em referência a invasão da Polícia Militar ao campus da Faculdade de Direito da UFBA, em 2001. Na ocasião, policiais reprimiram manifestantes que pediam a cassação do então senador Antônio Carlos Magalhães, acusado de violar o sigilo do painel eletrônico do Congresso.

Segundo a petista, a data faz parte da história da capital baiana e é um marco na luta pela democracia. Atualmente, o viaduto homenageia do ex-deputado federal e professor de Direito Nelson Sampaio.

�??Aquele dia de 2001 tem que ser registrado, e o viaduto nomeado de 16 de Maio. O projeto na época chegou a ser aprovado na Câmara, e enviado à prefeitura. Precisamos levar para as ruas a representatividade e a luta da população por direitos e democracia. Naquele espaço foi travado um embate do povo soteropolitano e baiano contra o autoritarismo e as arbitrariedades do carlismo, que não queremos mais para a Bahia nem no formato antigo, tampouco no formato disfarçado de novo�?�, declarou. 

Ao defender a proposta, Marta relembrou o projeto de indicação apresentado por ela em 2009 e aprovado pelo Conselho Universitário da instituição federal.

�??Foram momentos inesquecíveis que remontaram o período da ditadura. Naquele dia, a UFBA, uma instituição federal, foi invadida pela polícia militar contrariando a Constituição Federal. Jovens, professores, pais e mães foram agredidos com uma força brutal da polícia, porque exercíamos nosso direito de liberdade de expressão. Não queremos mais que se repita algo parecido na Bahia�?�, acrescentou. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito. A resolução diz que casos que envolvam uso

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são contra anistiar envolvidos nos ataques de 8/1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 29, mostra que 63% dos brasileiros são contra anistiar os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Conforme o levantamento, 31% dos ouvidos são favoráveis ao perdão, na comparação com 2% que se dizem indiferentes e 4% optaram

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

(FOLHAPRESS) - O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e