TAGS

Dipirona em falta: conselho diz que cidades estão sem o remédio

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
Diversas cidades do Brasil estão com seus estoques de dipirona injetável em falta. A informação foi repassada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde Municipais (Conasems) em relatório enviado ao Ministério da Saúde. O medicamento em questão é um dos mais usados nas redes de saúde, indicado para o tratamento de dor e febre.
 
Em Belo Horizonte, por meio de nota, a prefeitura informou que não há falta dos medicamentos nas unidades da rede SUS-BH, além da Santa Casa BH e do Hospital Eduardo de Menezes. O governo de Minas também foi questionado, mas não enviou resposta. 
No relatório enviado ao Ministério da Saúde, o Conasems relatou que pelo menos 23 das 27 unidades federativas do país estariam desabastecidas do medicamento.
 
Além da dipirona injetável, outros remédios em falta seriam a
ocitocina injetável (usada para prevenir o sangramento após o parto de mulheres) e a neostigmina (antimiastênico e estimulante muscular colinérgico).
Algumas razões relatadas pelo órgão seriam fracasso nos certames, certames desertos, desistência dos fornecedores, suspensão das entregas e prorrogação das entregas por mais de 90 dias.
O Conasems também denunciou à pasta os preços abusivos praticados por alguns laboratórios, que se aproveitariam dos estoques em alta para inflacionar os medicamentos. 
�??O Conasems também manifesta preocupação com a constatação e publicação de descontinuidade de produção de um ou mais fabricantes, o que alerta para os impactos no acesso a estes medicamentos. Há relatos e registro do aumento dos preços praticados por “quem tem algum quantitativo para vendas�?�, diz o órgão, no comunicado. 

Reajuste alto 

O problema da falta de medicamentos já havia sido comunicado pelo Conasems há um mês. Em abril, os produtos farmacêuticos subiram 6,13%, segundo dados do IBGE. 
O Estado de Minas questionou o Ministério da Saúde sobre o problema e aguarda o retorno. O material será atualizado posteriormente. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros

Caso Marielle: regularização de condomínio pode ter motivado morte, diz site

A Polícia Federal investiga se a regularização de condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro teria motivado o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ). Em delação, o ex-policial militar Ronnie Lessa afirmou que Marielle virou alvo porque defendia que terrenos fossem ocupados por pessoas de baixa renda e que o caso fosse acompanhado pelo