Dia Mundial da Abelha: Especialista dá dicas para criatório em casa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A prática da apicultura – criação de abelhas – dentro de casas, quintais e até apartamentos tem ganhado espaço. Mas não basta ter só o interesse. �? preciso também estar atento a algumas regras estabelecidas por lei. Uma delas é escolher a espécie sem ferrão. No próximo dia 20 é comemorado o Dia Mundial da Abelha.

 

Segundo a médica veterinária Louise Santos, o possível criador também deve saber se no município onde reside tem legislação que permita a apicultura. Já com a autorização concedida, o criador precisa escolher as espécies. “As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.

 

A especialista informa que a produção de mel não prevê um custo elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. �? esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, completa Santos, que também é professora da Faculdade UniFTC Itabuna.

 

Entre o gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são: uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) jataí (Tetragonisca angustula).

 

O dia Mundial da Abelha foi estabelecido para todo 20 de maio pela Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão pela data foi tomada durante assembleia em dezembro de 2017, passando a ser comemorada desde 2018. O dia escolhido em homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...