TAGS

Cumuruxatiba, no litoral baiano, é roteiro ideal para descansar, relaxar e curtir a natureza

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Se você quer aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi (16, 17, 18 e 19 de junho) para descansar, relaxar e curtir a natureza, a vila de Cumuruxatiba, distrito de Prado, no litoral da Bahia, é uma das melhores opções de viagem. Com pouco mais de 4 mil habitantes, Cumuruxatiba, carinhosamente apelidada de Cumuru, é um paraíso tropical que ainda conserva e faz questão de manter belezas naturais, cultura local, raízes e costumes.

�??Onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa�?� é o slogan que a comunidade define para Cumuruxatiba, porque na sossegada vila o tempo realmente parece que passa de forma mais suave. Mas não se engane, Cumuru tem muitas atrações, como a Rota da Água que oferece belas praias, passeios de barco, mergulho, paisagens exuberantes, falésias, coqueiros e riachos. Um dos roteiros são os passeios náuticos saindo de Cumuru, para observar as gigantes baleias jubarte em alto mar, entre os meses de julho a outubro. Outra experiência incrível é mergulhar em Abrolhos, podendo realizar mergulhos de snorkel ou scuba.

Cumuru tem também uma excelente culinária, roda de capoeira e forró na praça, travessia de bike, visitas ecológicas, e muito mais. Um mix perfeito que agrada a todo tipo de turista.

De acordo com a secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, as praias de Cumuru são os destinos mais procurados pelos turistas. Entre as mais famosas estão a Praia de Japara Grande, a Praia Barra do Cahy e a Praia de Corumbau. �??Mas a vila também encanta com seu jeito bucólico, bares e restaurantes na beira da praia�?�, descreve. Dos passeios, temos na Rota da Terra a visitação no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Praias

A Praia Japara Grande, salienta Iracema, é a primeira de Cumuru para quem está vindo de Prado. �??Recortada por uma paisagem deslumbrante de falésias, manguezal e o rio Japara. No centro de Cumuru a praia possui um fenômeno natural: durante a maré baixa o mar recua bastante, formando piscinas naturais, podendo caminhar quase 1km mar adentro, perfeito para uma caminhada. Quem quiser contemplar uma paisagem diferente, a opção é visitar o Mirante da Falésia, onde podem ser avistados o oceano e os recifes�?�.

A Barra do Cahy é, certamente, uma das praias mais bonitas de Cumuruxatiba, com falésias, coqueiros e o rio Cahy desembocando no mar. �??A praia é deslumbrante e com importante valor histórico, geográfico e cultural. Em 2017, recebeu o título de 1ª Praia do Brasil�?�, esclarece a secretária de Turismo. Ela explica que, segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy. �??Foi na foz do Rio Cahy, que a tripulação de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal e fez a primeira parada antes de ancorarem em Porto Seguro�?�.

Outro destino muito procurado é a Praia de Corumbau, com sua areia branca, águas mornas em tom esverdeado e na maré baixa ver o espetáculo da Ponta de Corumbau. Uma opção bem apreciada pelos turistas é fazer um passeio de barco e mergulhar nos recifes.

Na Rota das Aldeias, temos uma cultura rica vinda dos povos indígenas pataxós, o roteiro para conhecer a Aldeia Tiba e Cay é um passeio que oferece ao turista uma vivência incrível.

A secretária de Turismo de Prado informa que a estrutura hoteleira, gastronômica e de serviços da região é bem servida e democrática com pousadas, hotéis, casas para alugar e áreas de camping, restaurantes, quiosques e barraquinhas que estão ao dispor do turista que vem a Cumuruxatiba.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado é contemplado com equipamentos de saúde novos

Dentre os equipamentos entregues aos municípios estão seis kits parto com berço de acrílico, berço aquecido, biombo, cama de parto PPP, mesa de cabeceira, suporte de soro e cadeira para acompanhamento. Mais 110 kits para Unidade Básica de Saúde (UBS) com armários, autoclave, balanças, cadeira para coleta de sangue cadeira de rodas, computadores e outros

Prado realiza mutirão de limpeza na cidade

A ação visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo um ambiente mais limpo, se estendendo do centro da cidade até os bairros da cidade do Prado. Além da limpeza, os moradores estão sendo conscientizados sobre a importância dos cuidados com o espaço onde...

Prado promove atividades para a prevenção de doenças do coração

Uma ação realizada através da Secretaria de Saúde do Prado, visando a promoção da saúde cardiovascular e o bem-estar da população. Para isso, estão sendo oferecidas atividades coletivas com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares e promover hábitos de vida saudáveis. As aulas, ministradas pelo experiente...