Cruzeiro lidera Série B com inspiração no Valladolid, também de Ronaldo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em sua terceira temporada consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro, é a primeira vez que o Cruzeiro assume a liderança da competição. Mirando o acesso, independentemente da colocação final, o clube celeste entende a relevância de retornar à elite do futebol brasileiro como o atual campeão. Sem comemorar um título desde 2019 (Campeonato Mineiro), a torcida se mostra sedenta por um troféu.

Diante da necessidade de retornar à Série A, o Cruzeiro tem em quem se espelhar. O “irmão” Valladolid, que também tem Ronaldo Fenômeno como proprietário, está lutando para retornar à primeira divisão do Campeonato Espanhol e está a poucos pontos de alcançar o feito na Europa.

Rebaixado na última edição, o Valladolid se acostumou a brigar por posições intermediárias na elite do futebol espanhol, mas basta uma sequência de tropeços para que o fantasma do rebaixamento volte a assombrar a equipe de Castilla y León. Nas últimas 15 temporadas, o time lilás esteve em oito delas na primeira divisão e sua melhor colocação foi um 13º lugar (2019/2020).

Diferentemente das demais edições, em que penava para garantir o acesso e ficava alguns anos na segunda divisão, o Valladolid chegou à penúltima rodada do torneio com chances de confirmar o retorno de maneira direta ou participando dos playoffs. Restando apenas a 41ª e a 42ª rodadas, o time de Ronaldo é o terceiro colocado, com 75 pontos. A liderança é ocupada pelo Almería (79), e a segunda posição pertence ao Eibar (77). Com seis pontos em disputa, as primeiras colocações estão em aberto.

Na segunda divisão do Espanhol, os dois primeiros colocados se classificam diretamente para a elite. Do terceiro ao sexto lugar, duelos de playoffs definem o último acesso. Neste momento, o Valladolid disputaria essa fase ao lado de Tenerife, Real Oviedo e Girona.

A margem de erro no futebol brasileiro, no entanto, é maior e oferece maiores possibilidades de oscilação. Como os quatro primeiros sobem diretamente, sem jogar mata-mata, para um clube tão grande quanto o Cruzeiro, o mais importante parece ser acabar com a pecha de time de segunda divisão, como nas últimas edições.

No Cruzeiro, Ronaldo apostou em algo obrigatório no futebol espanhol. Por causa do Fair Play Financeiro, os clubes não podem gastar mais do que arrecadam. Na Espanha, o modelo adotado é ainda mais rigoroso por ser preventivo. Baseado na previsão orçamentária, define-se um teto de gastos de 70% dos valores a serem arrecadados. Desse modo, a nova direção do futebol do time mineiro vê no controle das dívidas a chance de reconquistar seu espaço, apesar da situação extremamente delicada.

Assumir a liderança da Série B pode ser um importante ingrediente para o Cruzeiro. A trajetória ainda é longa, mas a melhora da autoestima que toma conta dos vestiários e das arquibancadas reforça o favoritismo celeste, dentro e fora das quatro linhas. Tanto que o técnico uruguaio Paulo Pezzolano tem sido cogitado em algumas equipes da elite. Ronaldo já afirmou que não abre mão do treinador: “Trabalho incrível que ele tem feito. A gente está no caminho certo”, afirmou o ex-atacante, que tem ficado mais no Brasil do que na Espanha.

Com mais 31 rodadas pela frente na Série B e na disputa também da Copa do Brasil, o Cruzeiro tem caminhada longa para seguir os passos do Valladolid e retornar à Série A. Nas próximas semanas, o sucesso esportivo na Espanha pode dar ainda mais pistas para o clube celeste alcançar seu objetivo. Se conseguir a façanha, Ronaldo poderá subir com seus dois times na mesma temporada.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...