Coreia do Norte anuncia primeira morte por Covid-19 após dois anos de pandemia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um dia após anunciar um surto de Covid-19, a Coreia do Norte registrou nesta sexta-feira, 13, a primeira morte confirmada pela doença. Desde quinta, o país está sobre um sistema de prevenção epidêmica de emergência máxima, depois que vários pacientes com febre em Pyongyang testaram positivo para a variante ômicron. Cerca de 190 mil pessoas estão isoladas e sendo tratadas com febre após a expansão a nível nacional do primeiro surto de coronavírus no país desde o início da pandemia.

Segundo a agência oficial KCNA, o surto teve início no final de abril quando uma �??febre, cuja causa não pôde ser identificada, se espalhou de forma explosiva por toda a nação�?�. A agência informou que seis pacientes morreram, �??um deles após testar positivo para a subvariante BA.2 da ômicron�?�, cepa altamente contagiosa do coronavírus. Desde o final do mês passado, �??mais de 350 mil pessoas tiveram febre em um curto espaço de tempo e ao menos 162 mil se recuperaram completamente�?�, indicou a KCNA. �??Apenas em 12 de maio, quase 18 mil pessoas contraíram febre a nível nacional e 187 mil estão isoladas e em tratamento�?�, acrescentou a agência.

A Coreia do Norte possui 25 milhões de habitantes e nenhum deles está vacinado contra o coronavírus, o que, segundo especialista, pode ocasionar em um grande surto da pandemia. O grande desfile militar realizado no dia 25 de abril, pode ser apontado como um dos responsáveis por esse rápido avanço de contágio por Covid-19. De acordo com imagens do desfile militar, milhares de pessoas �?? sem máscara e sem distanciamento social �?? se reuniram na praça Kim Il Sung, na capital Pyongyang, para assistir ao desfile marcial dos soldados, e aplaudir as armas exibidas. Em 2020, quando os casos de coronavírus começaram a explodir, a Coreia do Norte impôs um bloqueio estrito com o exterior, e mesmo com uma infraestrutura de saúde precária, o país manteve oficialmente a Covid sob controle por dois anos, durante os quais nenhum caso foi relatado. Tanto que em setembro de 2021, Pyongyang chego a organizar um desfile militar noturno, sem consequências.

No começo de 2022, a Coreia do Norte aliviou temporariamente seu bloqueio quase total ao comércio terrestre na fronteira com a China �?? que atualmente vive uma política restritiva de �??covid zero�?� -, que pode ter sido a fonte do atual surto de ômicron, afirma Yang Moo-jin, professor da Universidade de Estudos Norte-coreanos. �??O vírus pode ter entrado na Coreia do Norte por três rotas: ferrovia, portos ou contrabando. Mas veio da China�?�, assegura. O regime de Kim parece ter percebido tardiamente a gravidade da situação e realizou testes de covid-19 nos participantes apenas quando retornaram aos seus distritos de origem. Fazer um desfile militar com a presença de uma grande multidão enquanto a variante atinge a vizinha China, �??demonstra a grande confiança da Coreia do Norte em sua capacidade de prevenir e combater o vírus�?�, explica Cheong Seong-chang, do Instituto Sejong.

O líder Kim Jong Un realizou uma reunião de emergência com seu gabinete político na quinta-feira e ordenou confinamentos por todo o país, na tentativa de conter a propagação da doença. Nesta sexta-feira, a KCNA afirmou que Kim visitou os escritórios do departamento de emergência de prevenção epidêmica. �??�? o desafio mais importante e a maior tarefa do nosso Partido é reverter a crise de saúde pública de maneira rápida�?�, disse. A Coreia do Norte provavelmente enfrentará um grande caos devido à rápida propagação da variante ômicron, declarou Seong-chang. �??Se o número de mortes por ômicron crescer, Pyongyang pode ter que pedir ajuda à China�?�, acrescentou. Pequim, o único grande aliado e benfeitor da Coreia do Norte, se mostoru disposto a ajudar seu vizinho.

*Com informações da AFP

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Palácio de Buckingham abre ala à visitação pela primeira vez em 170 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Palácio de Buckingham, residência oficial do rei Charles 3º no Reino Unido, costuma receber turistas em certas áreas do edifício e, em julho, abrirá a ala leste para visitação guiada pela primeira vez em cerca de 170 anos. O local abrange a fachada frontal do edifício, com destaque à

ONU exige investigação internacional após descoberta de valas comuns em hospitais em Gaza

A Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu uma investigação internacional sobre as valas comuns encontradas nos dois principais hospitais da Faixa de Gaza  (Nasser e Al Shifa) nesta terça-feira (23) e denunciou o “clima de impunidade reinante” na região. A Proteção Civil da Faixa de Gaza indicou que desde o último sábado (20) foram exumados

Elon Musk descumpre ordem australiana para retirada de vídeo de ataque com faca em Sydney

Elon Musk, empresário e dono do X (antigo Twitter), prometeu nesta terça-feira (23) que apresentará um recurso contra a ordem de um tribunal australiano para que a rede social X retire do ar os vídeos de um recente esfaqueamento em uma igreja de Sydney. A Corte Federal Australiana deu na segunda-feira (22), o período de