Conheça os xodós dos ladrões de veículos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

 

O retrovisor da moto Honda CG usada para entregar alimentos por aplicativo refletiu uma dupla suspeita se aproximando em outra motocicleta mais potente. Por precaução, o entregador Gabriel Henrique Gomes, de 24 anos, fez algumas conversões tentando ver se mudavam de direção. �??Parecia que o garupa estava armado. Como sei que a minha moto é uma das mais visadas pelos ladrões e é também meu ganha-pão, acelerei. Meu coração disparou�?�, conta. Costurando por dentro das ruas do Bairro Califórnia, Região Noroeste de Belo Horizonte, Gabriel continuou sendo perseguido, até que encontrou um carro da polícia e estacionou ao lado. Seus perseguidores desapareceram. Mesmo sem dinheiro vivo, o modelo da moto de Gabriel é o mais visado por criminosos em Minas Gerais por ser fonte de peças nos desmanches. Ter o seu veículo levado é resultado de uma série de fatores, mas certos modelos de carros e motos são os preferidos dos bandidos.

 

A reportagem do Estado de Minas pediu para a CEABS, empresa que atua há 10 anos no rastreamento, monitoramento, telemática e gestão de riscos de cargas e frotas no Brasil para dizer quais são os carros, motos, caminhões e outros veículos mais visados pelos criminosos que agem no estado. Entre janeiro e agosto de 2021, a CEABS monitorou 28 mil cargas no Brasil e 2.441 no estado de Minas Gerais, entre janeiro e outubro. Dos mais de 11.000 veículos sob monitoramento, os carros representam 39%, 31% SUVs e Pickups, 21% caminhões, 6% Vans e 3% motos. Nas cidades, o carro mais roubado (uso de violência ou ameaça) ou furtado (sem violência) em Minas Gerais é o VW Gol, seguido pelo GM Onix.

 

 

A moto mais levada pelos criminosos é a Honda CG. Nas vias urbanas ou nas rodovias mineiras, os caminhões que mais sofrem com a perseguição das quadrilhas são o Volvo VEC F, Mercedes Benz Atron e Mercedes Benz Atego. Confira abaixo o quadro com todas as categorias e modelos monitorados pela CEABS no estado.

 

Por duas vezes, o pai da empresária Laura Ricci, de 33 anos, teve o seu veículo VW Gol furtado no Bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de BH. Ainda assim, ela comprou um automóvel do mesmo modelo para levar suas crianças à escola, trabalhar e fazer compras. �??Meu pai acabou chamando a polícia e duas vezes recuperaram o carro. Devem ter usado para cometer outros crimes. A gente ficou mais esperto e não deixa mais o carro em locais escuros, desertos e prefere estacionamentos�?�, afirma.

 

Há 7 anos no ramo das entregas, Ronaldo Diniz, de 56 anos, sabe muito bem o quanto o Fiat Fiorino que comprou para trabalhar é hoje o principal alvo para ladrões de vans em Minas Gerais e no Brasil. �??São vários fatores. �? um carro resistente, de boa carga, manutenção barata, tem muitas peças e é econômico. Mas, além dessas vantagens, já tem um seguro mais valorizado do que poderia justamente por ser visado. Nesse nosso ramo, além do veículo, as cargas podem atrair a atenção dos bandidos que levam as duas coisas: veículo e cargas valiosas como os remédios e eletrônicos�?�, afirma. Segundo ele, algumas estratégias são seguidas para antecipar a ação dos criminosos, como observar bem os arredores de suas entregas, observar pessoas suspeitas e nunca se afastar demais do veículo.

 

cuidados Para o entregador de aplicativos por moto Pablo Santos, de 27 anos, há dois anos na profissão, o jeito é rezar e pegar dicas com os companheiros mais experientes, sendo que muitos deles já perderam suas motos sob a mira de armas de fogo. �??A gente pede a Deus antes de sair de casa para poder voltar para a família, mas precisa tomar cuidados também. Não se afastar demais da moto, que precisa estar sempre no seu ângulo de visão e tomar cuidado com pessoas suspeitas. Geralmente, os roubos acontecem à noite, quando deixamos a moto sozinha ou por violência. Precisa ter a chave para fechar o tambor de ignição, corrente para trancar a moto. Muitos colegas perderam a moto na conta de fazer uma entrega, nem viram nada nem ninguém, os ladrões são muito rápidos�?�, disse.

 

Por meio da tecnologia e de estratégias, a CEABS consegue auxiliar os usuários a ampliar sua segurança no transporte de cargas, bem como na recuperação daquelas que sejam roubadas ou furtadas. A companhia possuía maior rede de antenas móveis do país e investiu, nos últimos três anos, mais de R$ 70 milhões em equipamentos eletrônicos de rastreamento, com capacidade para operar mais de 320 mil dispositivos no Brasil. �??Nossos investimentos em infraestrutura nos possibilitam mapear todos os riscos possíveis durante o deslocamento de cargas e veículos, trazendo tranquilidade para os profissionais que trabalham nas estradas. (Isso) nos permite oferecer ao mercado um índice de sucesso acima da média em casos de recuperação de cargas�?�, afirma Leandro Roncatto, Gerente de Ocorrências da CEABS Serviços.

 

 

Roubos diminuíram em 2021

 

A pandemia e as medidas restritivas na circulação de mercadorias e pessoas reforçou uma forte tendência já existente de queda dos números de furtos e roubos de veículos em Minas Gerais e em BH (veja o quadro), mas a dor de cabeça para quem passa por isso ainda é grande e há algumas dicas da Polícia Civil de Minas Gerais para se evitar essas situações. Segundo as estatísticas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), no estado, entre 2018, 2019 e 2020 as quedas foram sucessivas de furtos e roubos, da ordem de 18%. Na capital, os números são diferentes, com os furtos e roubos despencando 23% entre 2018 e 2019 e caindo 7,7% do último ano para 2020. Contudo, entre janeiro e outubro de 2020 e o mesmo período de 2021, os furtos de veículos subiram 7,5% em BH, enquanto caíram 9% em MG. Já os roubos despencaram 24% na capital e 31% em MG.

 

De acordo com o delegado Domiciano Monteiro, chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA), de modo geral, os proprietários de veículos devem ficar atentos ao estacionar, evitando locais ermos, e, se possível, utilizar um estacionamento fechado. Outra dica é não deixar objetos à mostra dentro do veículo, porque eles chamam a atenção dos criminosos. �??Muita cautela ao sair e entrar nas garagens, e durante a parada nos sinais de trânsito. O investimento em dispositivos de segurança, como alarmes e travas de direção, também são importantes�?�, afirma.

 

Segundo o policial, há vários destinos para os veículos roubados e furtados. �??Alguns são utilizados em cometimento de outros crimes, outros são destinados aos desmanches ou adulterados para serem revendidos. Para conter os crimes, a Polícia Civil está intensificando as ações com foco em organizações criminosas, além de atuar na fiscalização de empresas de desmonte e revendedoras de peças�?�, indica o chefe da divisão da Polícia Civil de Minas Gerais.

 

Uma vez que o veículo é roubado, o primeiro contato deve ser feito com a Polícia Militar via ligação telefônica para o número 190, informando sobre o crime. A sinalização de furto ou roubo também pode ser feita por meio de Boletim de Ocorrência/Reds, feito pela Polícia Civil ou Polícia Militar. Esta sinalização é inserida na Base Estadual de Cadastro de Veículos do Estado de Minas Gerais e na Base Nacional de Cadastro de Veículo. Caso não seja inserido impedimento definitivo de furto/roubo, a sinalização é desativada na base nacional no prazo de 72 horas.

 

A sinalização de furto/roubo de veículos deve ser feita o mais rápido possível, podendo ser realizada em qualquer dia ou horário. De posse do Boletim de Ocorrência ou do número do Boletim, o proprietário do veículo deverá comparecer à unidade de atendimento para a ratificação da sinalização, viabilizando a inserção de impedimento definitivo de furto/roubo no Sistema de Informações do Detran-MG e na Base Índice Nacional (BIN). O impedimento definitivo de furto/roubo bloqueia o veículo na Base Estadual e Base Índice Nacional (BIN) de cadastro de veículos, não importando o estado em que o veículo é emplacado. O impedimento de furto/roubo deve ser registrado em até 72 horas após o registro do Boletim de Ocorrência. Para tal, em BH, deve-se procurar a DEPIFRVA, na Rua Uberaba, 175, Barro Preto, ou a Coordenação de Operações Policiais (COP), na Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem. No interior deve-se procurar as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran).

 

No Brasil Os veículos mais visados no país se diferem um pouco dos alvos preferidos em Minas, segundo a CEABS. Os carros mais cobiçados foram GW Onix, Ford KA e Hyundai HB20. Já entre as motocicletas, as mais visadas foram as Hondas CG, CB e NXR. Entre os veículos pesados, foram o Volvo VEC FH, Scania VEC R e Volkswagen VEC Constellation. Na categoria SUV e picapes, os modelos mais almejados foram a Toyota Hilux, Fiat Toro e Fiat Strada e nas vans os modelos Fiat Fiorino, Renault Master e Kia Bongo foram os preferidos dos bandidos. 

 

Atenção!
O que fazer para tentar evitar roubos e furtos

 

 

  • Evitar locais ermos e escuros para estacionar
  • Não deixe objetos à mostra no interior do veículo
  • Fique atento ao entrar e sair da garagem e enquanto está parado no sinal
  • Tenha dispositivos de segurança instalados

 

 

Em caso de sinistro

 

 

  • Avise o mais rápido possível a Polícia Militar pelo 190
  • Com o Boletim de Ocorrência (BO) , compareça à unidade de atendimento para fazer a inserção de impedimento definitivo de furto/roubo no sistema

 

 

Onde ir em BH

 

 

  • DEPIFRVA: Rua Uberaba, 175, Barro Preto
  • Coordenação de Operações Policiais (COP): Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no