Aécio aparece na frente em pesquisa para senado em Minas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 
A corrida na busca por uma vaga no Senado tem o deputado federal Aécio Neves (PSDB) como o favorito dos mineiros. O ex-governador do estado, que já ocupou também o posto de senador entre 2011 e 2019, lidera o levantamento da Paraná Pesquisas para o cargo no Legislativo federal, com 20,8% das intenções de voto, superando o também deputado Reginaldo Lopes (PT), que conquistou 8,3% dos eleitores.
 
Aécio Neves não definiu se concorrerá a uma vaga no Senado ou se disputará nova eleição para a Câmara. Atualmente, o PSDB faz parte da base do governo de Romeu Zema (Novo), tendo Paulo Brant como vice-governador. 
Senador do partido do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, Alexandre Silveira (PSD) aparece apenas na terceira posição no levantamento da Paraná Pesquisas, com 6,3%. Ele já praticamente confirmou que tentará a reeleição em outubro na mesma chapa de Kalil. 
Outros nomes são citados na pesquisa para intenção de voto para o Senado. A vereadora de BH, Duda Salabert (PDT), obteve 5,3% das intenções, enquanto o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) atingiu 3,9% do eleitorado. Por fim, o também deputado Marcelo Aro (PP) conseguiu 2,1% dos entrevistados. O percentual de brancos e nulos ainda é relevante: 33,1%. Não souberam ou não respondem correspondem a 20,2% dos votos. 

Cenário sem Aécio 

Num segundo cenário da pesquisa, sem a presença de Aécio Neves, há um equilíbrio entre os nomes citados. Reginaldo Lopes lidera, com 9,2%, seguido por Alexandre Silveira (8,1%) e Marcelo Álvaro Antônio (5,6%). Marcelo Aro vem a seguir, com 4,9% das intenções. Brancos e nulos somam 44,5% e não souberam ou não responderam, 27,5%.
A Paraná Pesquisa contou com a participação de 1.680 eleitores de 78 municípios de Minas e foi realizada entre 8 e 13 deste mês. O levantamento tem margem de erro de 2,4% e atingiu nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito. A resolução diz que casos que envolvam uso

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são contra anistiar envolvidos nos ataques de 8/1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 29, mostra que 63% dos brasileiros são contra anistiar os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Conforme o levantamento, 31% dos ouvidos são favoráveis ao perdão, na comparação com 2% que se dizem indiferentes e 4% optaram

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

(FOLHAPRESS) - O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e