Projeto de Lei quer instituir doulas para auxiliar partos em hospitais de Eunápolis

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Eunápolis busca incluir a participação de doulas, fisioterapeutas e enfermeiros obstetras durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós�??parto como forma de humanizar ainda mais os procedimentos.

A solicitação do acompanhamento deve ser feito pela parturiente, sem ônus e sem vínculos empregatícios nesses estabelecimentos.

De autoria do vereador Pedro Queiroz (Solidariedade) o PL de número 06/2022 propõe que a presença dos profissionais descritos na lei não se confunda com a presença do acompanhante previsto na Lei Federal de número 11.108 de 7 de abril de 2005.

Prevê, também, que os estabelecimentos hospitalares não poderão acrescentar qualquer custo adicional à parturiente pelo exercício do direito garantido na lei sugerida pelo vereador eunapolitano, caso ela seja aprovada na Casa e sancionada pelo Poder Executivo.

JUSTIFICATIVA

Em sua justificativa o parlamentar assinala que a Organização Mundial da Saúde bem como o Ministério da Saúde �??reconhecem e incentivam a presença da doulas por compreender as inúmeras vantagens para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de melhor qualidade, apresenta uma significativa queda nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas. O apoio das doulas tem atenuado consideravelmente os casos de depressão pós-parto e aumentado os índices de amamentação�?�.

Frisa ainda que alguns estabelecimentos têm vedado o ingresso de doulas, obrigando a parturiente escolher entre a presença de um familiar ou a da facilitadora. �??Essa proibição representa um descaso ao direito do protagonismo feminino no momento parto e, portanto, da autonomia sobre o próprio corpo�?�. Concluiu Queiroz.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vem ai o 2º Zonal de Vôlei do extremo sul da Bahia em Eunápolis

O 2º Zonal vai acontecer nos dias 19 e 20 de agosto, em Eunápolis. A etapa será realizada no Ginásio de Esportes ACM e Estação da Cidadania. A entrada é gratuita.A Liga de Voleibol do Extremo Sul da Bahia estimula o esporte e a...

Dois mortos em colisão de caminhão e motocicleta no trecho entre Eunápolis e Itagimirim

O acidente aconteceu neste domingo (23), por volta das 15h30, na altura do km 678 da BR-101, em Itagimirim. Marcos Aurélio de Oliveira Santos (49 anos) e Kauã Teixeira dos Santos (15 anos) estavam na motocicleta (Honda/Biz, de cor vermelha) que seguia sentido à cidade...

Eunápolis conquista a etapa regional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15

Eunápolis brilhou neste sábado (27) ao conquistar a etapa regional da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, com uma vitória de goleada por 4x0 em cima da equipe de Teixeira de Freitas. Nas fases anteriores, Eunápolis venceu Alcobaça por 3x0 na semifinal, enquanto Teixeira...