Bahia reduz para 3 mil o número máximo de público em eventos e estádios

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (10). A medida é um sinal de alerta para quem organiza eventos, afim de que passem a exigir o atestado de vacinação com maior rigor.

A redução de 3 mil no número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano resultou do consenso da reunião entre o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, e os secretários estaduais Tereza Paim (Saúde) e Carlos Mello (da Casa Civil).

O novo decreto será publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) e substitui o atual, que permitia até 5 mil pessoas em eventos.

De acordo com Rui Costa (Governador da Bahia), a decisão visa reduzir os impactos do pré-colapso nas emergências municipais, UPAs, postos de saúde e nas emergências dos hospitais estaduais, antecipando medidas para evitar a explosão do número de casos ativos”, destacou.

Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Serão mantidas – no novo decreto – as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estenderá para bares e restaurantes que, a partir de agora, devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.

A decisão pelo reforço de medidas de maior restrição ocorre para tentar conter o aumento de casos de infecção pelo coronavírus. O número de casos ativos na Bahia já ultrapassa a marca dos 4 mil, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

O governador falou também sobre a possibilidade de ampliação dos leitos de UTI na Bahia. �??Nós estamos ampliando os leitos para Covid nos hospitais existentes, o Espanhol, Metropolitano e Couto Maia, e também para receber pacientes graves de H3N2. Estamos separando alas diferentes para atender os infectados dessa doença [H3N2] que tem crescido muito também e é muito contagiosa�?�, disse.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...