Governo Bolsonaro reconhece situação de emergência em cidades da Bahia e Minas Gerais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A decisão foi publicação na edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (10), reconhecendo a situação de emergência em 17 municípios do Sul da Bahia e outros 32 do Norte de Minas Gerais.

A medida vale para as cidades de Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Camacã, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que aguarda o contato dos governadores da Bahia, Rui Costa (PT-BA), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), para disponibilizar o apoio do governo federal para as cidades alagadas pelas fortes chuvas nos dois estados.

Apoio aereo em cidades atingidas
Apoio aéreo transportando água, alimento e remédios para moradores de Cumuruxatiba, distrito do Prado

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o banco é capaz de liberar o FGTS das pessoas atingidas até o limite de R$ 6.220 cinco dias após o pedido das prefeituras.

As fortes chuvas atingiram, principalmente a região sul da Bahia, na noite de terça-feira (7), deixando três mortos na cidade de Itamaraju e milhares de famílias desabrigadas e desalojadas em vários municípios da região.

Um homem de 26 anos e duas crianças perderam a vida, soterrados pela lama que destruiu o barraco onde eles viviam, no bairro Novo Prado, em Itamaraju. Eles morreram após desabamento causado pela chuva na madrugada de quarta-feira (8).

A tempestade foi ocasionada por ciclone subtropical que se formou no oceano Atlântico. As equipes de resgate que atuam no local citam a dificuldade de acessar regiões mais afastadas, devido à destruição de passagens e rodovias, além de alagamentos.

Em virtude dos estragos causados pelo temporal, o governador Rui Costa decretou situação de emergência em 24 municípios. Pelo documento, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades. O decreto tem validade de 90 dias.

De acordo com o secretário de Administração de Itamaraju, Léo Oss, os auxílios estão sendo prestados por aeronaves. “A região necessita de aeronaves para socorrer as famílias que vivem em regiões rurais, próximas dos rios. As pontes estão quebradas e não tem como seguir pelas estradas”, disse.

A região de Itamaraju foi uma das mais atingidas. O temporal ainda deixou ao menos 4.000 pessoas desalojadas e mais de 500 famílias desabrigadas, conforme a prefeitura da cidade. Elas estão sendo abrigadas em escolas. O município, que possui cerca de 67 mil habitantes, está localizado no extremo sul da Bahia.

As piores condições de resgate estão nos distritos do interior da cidade, principalmente em Nova Alegria, já que o percurso é realizado por estradas vicinais, que ficaram destruídas. Por esse motivo, os esforços estão concentrados em conseguir chegar até os povoados.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...

Silvio Ramalho parabeniza prefeitos de cidades do extremo sul pelos resultados alcançados na saúde da região

Prefeitos de cidades do extremo sul da Bahia, se reuniram nesta semana para avaliar e planejar as ações para esse ano. O presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde (CONSAÚDE) e prefeito da cidade de Caravelas, Silvio Ramalho, aproveitou o momento para parabenizar seus colegas...

Caravelas mais uma vez tem a melhor saúde pública do extremo sul da Bahia

O período avaliado foi o terceiro quadrimestre de 2023 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Dentre os treze municípios integrantes da região extremo sul da Bahia, Caravelas ficou em primeiro e Itamaraju em último.A nota é definida através do Indicador Sintético Final (ISF), veja aqui,...