Depois de várias audiências em cidades mineiras e uma realizada em Teixeira de Freitas, o assunto atraiu atenção dos deputados baianos e será discutido nesta quinta-feira (18), às 14 horas, na sala das comissões Herculano Menezes e Luís Cabral, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Em pauta, a audiência pública sobre a Ferrovia Bahia-Minas e o ‘Projeto Multimodal Caravelas’.

O objetivo é discutir a proposta de reestruturação da antiga Ferrovia Bahia-Minas, como instrumento de promoção do desenvolvimento nas regiões do sul da Bahia e do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Também será apresentado o ‘Projeto Multimodal Caravelas’, que visa a expansão e integração do Porto, Aeroporto, Ferrovia e Rodovias que cortam a região de Caravelas/Bahia.

Segundo o deputado Osni Cardoso, proponente do debate, “quando a Ferrovia Bahia-Minas operava normalmente, as regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais e Espírito Santo chegaram a ficar entre as dez maiores produtoras em itens como feijão, mamona, mandioca, milho, algodão, amendoim, batata inglesa e café em grão. Por isso, defendemos o retorno do debate para implantação de uma nova estrada de ferro, pensando na reestruturação como oportunidade para promover o desenvolvimento econômico, escoamento seguro de produções, geração de emprego e renda”, disse.

Estão previstas as participações de Manrick Teixeira (prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir), Silvio Ramalho (prefeito de Caravelas), Jaques Wagner (senador), João Leão (vice-governador da Bahia), dos deputados estaduais da Bahia, Maria Del Carmen e Pedro Tavares (representantes da Comissão Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA), de Joseildo Ramos e Paulo Magalhães (deputados federais) e Robinho (deputado estadual), além de representantes das Secretarias de Planejamento e Infraestrutura do Estado da Bahia.

Representando o estado de Minas Gerais, Paulo Brant (vice-governador de Minas Gerais), Fernando Cabral (do diretor da Multimodal Caravelas), João Leite (deputado estadual de Minas Gerais e presidente da Comissão de Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais -ALMG).

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

SEJA UM PARCEIROWhatsApp do PrimeiroJornal (73) 99989-6889
Você repórter, seu espaço para participar com vídeos, fotos ou depoimentos