Nesta terça-feira (30) equipes de saúde do município de Itamaraju realizaram o Dia D do Novembro, uma campanha de conscientização sobre os cuidados necessários com a saúde do homem para evitar o câncer de próstata, uma das maiores causas de mortalidade entre masculina, em todo o mundo.

Um stand foi montado nas paralelas da Rodovia BR 101, oferecendo diversos atendimentos para moradores, trabalhadores e condutores de veículos que passavam pelo local, ornamentado com diversos balões, na área de paisagismo da rodovia, com cores temáticas à campanha.

A ação contou com participação dos itamarajuenses, atendidos pelas equipes de saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), num café da manhã, servido enquanto os procedimentos eram realizados.

O evento contou com a presença do Secretário de Saúde, Fabio da Minas, do Vice-Prefeito, Dalvadisio Lima, da Coordenadora de Atenção Básica, Juliana Nogueira, participação do artista Cleivan e apoio da Instituição Kloss.

Dentre a oferta de serviços, a coleta do teste de PSA (Antígeno Prostático Específico), procedimento que auxilia no diagnóstico do Câncer de Próstata, Testes Rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, dentre outros procedimentos. Também foram distribuídos panfletos e orientação a pedestres e motoristas.

De acordo com Secretário de Saúde, Fábio da Minas, “a atenção básica trabalha com a prevenção como melhor remédio para promover atendimentos, necessários à promoção de saúde e melhor qualidade de vida”, disse.

SOBRE O CÂNCER – O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina. Só no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), então, a prevenção salva vidas.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

SEJA UM PARCEIROWhatsApp do PrimeiroJornal (73) 99989-6889
Você repórter, seu espaço para participar com vídeos, fotos ou depoimentos