Itamaraju intensifica campanha do novembro azul na rede pública de saúde

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, tem enfatizado sua responsabilidade em disseminar informações, com qualidade e atualidade, sobre a ocorrência e a distribuição do câncer no Brasil, que apoiem gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e a sociedade em geral, pela apropriação do conhecimento sobre a nossa realidade.

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens, segundo dados do INCA.

Neste mês, a doença é lembrada durante a campanha Novembro Azul. Criada em 2011, a ação tinha inicialmente o objetivo de alertar sobre a gravidade do câncer de próstata e a importância dos exames preventivos.

Segundo o INCA, o câncer de próstata é uma doença que não costuma mostrar sinais, até que esteja em estágio bastante avançado.
�??Isso faz com que seja o segundo principal tipo de câncer, e o que mais leva os homens a óbito, atrás apenas do de pulmão�?�, alerta Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncologista.

�??O exame de próstata não machuca, não dói e demora apenas uns minutinhos. Ou seja, não há motivos para correr o risco de ter uma doença tão letal por falta de prevenção. Também faz parte do diagnóstico uma coleta de amostra de sangue para dosagem de uma proteína, o PSA�?�, acrescenta o Secretário de Saúde, Luís Fábio.

O Especialista que atende no Hospital Geral de Itamaraju, Dr. Gustavo Dall’Orto falar da importância da prevenção. “Neste mês de novembro fazemos a conscientização sobre a prevenção. O diagnóstico precoce é a única forma de evitar e tratar o câncer de próstata. �?�
Segundo o especialista, Dall’Orto, com check-up precoce, chance de curar o câncer de próstata pode chega a 90%.

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde – orienta os Homens em idade do exame a procure a Unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou a Policlínica, caso apresente algum sinal ou sintoma de anomalia.

Pessoas com caso de câncer de próstata na família devem começar o preventivo antes, com 40 anos, e as pessoas obesas e sedentárias, a partir dos 45.

Em Itamaraju, as unidades de Saúde estarão realizando coletas para exame PSA, a partir da próxima semana (15/11). No sábado dia 29/11, o dia �??D�?� do Novembro Azul na ESF Centro I e II, realização de:
�??️Consultas com Urologistas;
�??️Exames de Ultrassonografia;
�??️Coleta de PSA;
�??️Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
�??️Procedimentos em Saúde;
�??️Palestras.
No domingo dia 28/11, a partir das 7h, carreata com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre o tema. O destino final da carreata será a praça 2 de julho, onde se encerrará com café da manhã. Logo após, Torneio de Futebol (Sec. de Esporte e Cultura) em alusão ao Novembro Azul, além de outros serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.
Fique atento – aos sintomas perceptíveis em estágios avançados do câncer de próstata, podem incluir diminuição do jato de urina, ardência ao urinar e mais idas ao banheiro.
Para maiores informações: 3294-3079

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulheres Sem Terra ocupam a BR 101 no KM 831 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira (08), mais de 300 mulheres Sem Terra ocuparam o trecho da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, nas proximidades da Escola Popular Egídio Brunetto, no Assentamento Jacy Rocha. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ato teve o intuito...

Liga de Futebol de Itamaraju tem novo presidente

Dois meses após a conquista do pentacampeonato no Intermunicipal, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Três chapas concorreram ao pleito, realizado na noite desta segunda-feira (29), saindo como vencedora a “União e Transparência”, encabeçada...

Mototaxistas de Itamaraju elegem nova diretoria

A nova diretoria foi eleita nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, durante assembléia para a escolha dos novos membros. A chapa eleita foi composta de Jainei Santos (presidente), Jairo Lucas Figueiredo (tesoureiro) e Amilton de Jesus (Secretário). Os três vão representar a Associação de Mototaxistas de...