Autorizada a construção do Hospital da Costa das Baleias

A ordem de serviço, assinada em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (5), é um marco importante para a região extremo sul da Bahia.

A autorização é uma das fases da ação planejada e coordenada do governo estadual, com vários municípios, para ampliar a oferta dos serviços de saúde na rede pública.

O Hospital da Costa das Baleias será construído em Teixeira de Freitas, dada a posição geográfica privilegiada, servindo não apenas ao município, mas à todos da região extremo sul da Bahia (Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda).

Município de Caravelas se destacou no evento de autorização do início das obras do Hospital da Costa das Baleias

A unidade irá oferecer atendimentos de média e alta complexidade, incluindo neurointervenção, tratamento de câncer, serviço de hemodinâmica (tratamento da circulação e pressão sanguínea), intervenção vascular e cardiológica.

Serão construídos sete salas de cirurgia, 180 leitos (30 deles dedicados à Unidade de Tratamento Intensivo – UTI). O investimento é de R$ 200 milhões entre prédio e equipamentos. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul e Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, afirmou que a construção da unidade é a realização de um sonho. “Não só para Teixeira de Freitas, mas para toda a nossa região, porque hoje nós temos aqui a primeira Policlínica da Bahia e, como lá apenas eram realizados os exames, faltava o atendimento hospitalar para continuar o tratamento”, disse.

Evento contou com a participação de prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e vários nomes da política regional

O Governador da Bahia, Rui Costa afirmou que o estado é um dos que mais investem em saúde pública. “Construímos 16 hospitais estaduais, nos últimos 16 anos, mesmo a Bahia ocupando apenas a décima sexta posição entre os 27 estados brasileiros em arrecadação. Ainda assim, estamos há seis anos seguidos em segundo lugar dentre os estados com maiores investimentos públicos de forma geral, ficando atrás apenas de São Paulo, com arrecadação 7 vezes maior que a Bahia”, argumentou.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

SEJA UM PARCEIROWhatsApp do PrimeiroJornal (73) 99989-6889
Você repórter, seu espaço para participar com vídeos, fotos ou depoimentos