Apesar da derrota para o Vasco, Guto Ferreira vê boa partida do Bahia

Mesmo com a derrota para o Vasco por...

Bolsonaro teme impacto eleitoral se vetar bagagem gratuita em voos, diz coluna

Foto: Reprodução / Rafaela Felicciano/Metrópoles...

Maíra Cardi diz que descobriu segredo de Arthur após boatos de traição

Na semana passada, Maíra Cardi anunciou uma pausa das...

Bolsonaro dá sinais de fraqueza e sabe do risco de perder no 1º turno

Jair Bolsonaro anda preocupado, para não falar desesperado, com...

Caravelas inaugurou o maior píer com terminal marítimo flutuante em atividade na Bahia

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

A inauguração aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (22), com apresentação da Filarmônica Lira Imaculada Conceição (FLIC) e do grupo SBGuig.

O Pier da Barra de Caravelas é o maior em atividade em todo o estado da Bahia, medindo 288 metros de cumprimento por 2,5 metros de largura, equipado com quatro escadas laterais e duas nas cabeceiras, todas projetadas para o embarque e desembarque, em diferentes níveis de maré.

Vista lateral do Píer da Barra de Caravelas

A obra utilizou quase 5 mil sacos de cimento, duas carretas de canos de 200 milímetros, 55 toneladas de madeira e quase uma tonelada de pregos e parafusos navais (galvanizados à fogo). Tem ainda à disposição dos pescadores, um guincho extrator (conhecido como ‘pau de carga’), projetado para suportar até 1 tonelada, durante colocação e retirada de motores em barcos.

Píer da Barra de Caravelas visto por cima, durante a noite

Uma área coberta com 32 metros quadrados (8m x 4m) protege os pescadores, durante o embarque e desembarque no terminal flutuante de 28 metros quadrados (7m x 4m), utilizado para facilitar a chegada e a saída de barcos.

Esse píer foi projetado para oferecer maior segurança e comodidade para os pescadores, mas acabou, também, se tornado um grande atrativo turístico.

Recepção do Píer Municipal da Barra de Caravelas

Atenta à esse potencial, a administração do município de Caravelas construiu um espaço receptivo (com acesso à internet e wi-fi livre), instalou bancos utilizados em praças públicas, transformou o espaço de madeira, num ambiente paisagístico, bem iluminado e seguro, inclusive, mantendo um vigia no local.

O novo píer ampliou as opções de operadoras de turismo e de agentes de viagens, possibilitando o embarque e desembarque de visitantes na Barra de Caravelas, principal destino turístico do município.

Anunciada em 27 de agosto de 2020, as obras começaram no mês de novembro daquele ano, uma semana após a vitória na reeleição do atual prefeito, que costuma destacar o fato de ter concluído, mais uma grande obra, com recursos próprios do município, oriundos de taxas e impostos (iptu, alvará, licença, etc).

Sem dúvidas, não é fácil começar e terminar uma obra dessas, sem recursos externos. Custou quase R$ 1 milhão e 300 mil reais. A pergunta que todos fazem é como se conseque? A resposta é: responsabilidade com recursos públicos e boa gestão“, destacou.

Descerramento da faixa de inauguração

A cerimônia e descerramento da faixa inaugural contou com a presença de Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), Robinho (Deputado Estadual), Major Barbosa (Comandante da 88ª CIPM), Bruno Faria (Delegado da Capitania dos Portos de Porto Seguro), Tenente Coronel Hélber Viana (Comandante do 18º Grupamento de Teixeira de Freitas), Alencar (Inspetor da Polícia Civil), Gilmar de Souza (Presidente da Câmara Municipal), vereadores, secretários municipais, pescadores, visitantes e moradores.

[justified_image_grid ng_gallery=5]

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caravelas reúne produtores rurais para auxiliar no acesso à crédito e à técnicas de melhoramento da produtividade rural

A primeira reunião aconteceu com produtores de diversas associações, boa parte delas localizadas na região de Juerana, um dos maiores distritos do município. A iniciativa...

Caravelas vai contar com espaço dedicado ao trabalho com as baleias jubarte

A presença desses animais na região de Abrolhos, no município de Caravelas, impulsiona a visitação turística, gerando oportunidade para empresas e trabalhadores do turismo...

Praça de Eventos de Caravelas sedia exposição fotográfica sobre o trabalho de proteção das baleias jubarte

Salvas da Extinção, a história do Projeto Baleia Jubarte, é a mostra de uma série de imagens com 30 anos do trabalho de proteção...