Cirurgias de olhos são realizadas pela primeira vez na estrutura do Hospital Municipal de Caravelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Pela primeira vez na história, moradores de Caravelas e distritos (Ponta de Areia, Barcelona, Barra de Caravelas, Juerana, Taquari, Nova Tribuna e Rancho Alegre) tiveram os olhos operados na unidade de saúde do próprio município, em diversas cirurgias realizadas na segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de setembro.
Ao todo, foram 150 cirurgias para corrigir problemas de catarata (doença que causa embaçamento da visão e pode levar à cegueira) e pterígio (doença causada pelo aparecimento de uma membrana no globo ocular, prejudicando a visão).
Reginaldo Vereador morador de Barcelona submetido a cirurgia de pterigio
Reginaldo Vereador, morador de Barcelona, submetido à cirurgia de pterígio
Esses procedimentos integram a lista de alta complexidade, cujo custo médio chegam a até R$ 5 mil reais por cada olho operado, valores considerados altos para a grande maioria da população. Os custos dessas cirurgias foram pagos com recursos próprios, somados aos de emenda parlamentar de Claudio Cajado (deputado federal).
O vereador Reginaldo Alves Pereira, morador de Barcelona, também operou o olho, diagnosticado com pterígio. “Essa ação ajuda muito a melhorar a vida e a autoestima da gente e, agora, sendo realizada em Caravelas é uma grande conquista para todos”, disse.
Rosilene Inacio moradora de Juerana foi submetida a cirurgia de pterigio
Rosilene Inácio, moradora de Juerana, foi submetida à cirurgia de pterígio
Moradora de Juerana, Rosilene Inácio, nem nem esperava ter os olhos operados tão pertinho de casa. “Fico muito feliz em saber que já podemos contar com esse tipo de serviço aqui mesmo, em nosso hospital”, realçou.
Ozéas Benedito de Souza, morador de Taquari, também ficou surpreso. “Nem esperava ser atendido tão rápido e ter acesso à um procedimento como esse, que é caro e, além do mais, sendo feito aqui no Hospital de Caravelas, tá de parabéns”, falou.
Ozeas Benedito de Souza morador de Taquari submetido a procedimento de pterigio
Ozéas Benedito de Souza, morador de Taquari, submetido à procedimento de pterígio
Para a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “a realização de cirurgias no Hospital Municipal de Caravelas é resultado dos investimentos para aumentar a quantidade de serviços de saúde oferecidos e melhorar a qualidade dos atendimentos no próprio município”, destacou.
Segundo o Prefeito Silvio Ramalho, “ações como essa demonstram que a saúde tem jeito, quando se trata o dinheiro público com responsabilidade e bem aplicado”, afirmou.
O HOSPITAL DE CARAVELAS – Esse novo momento do Hospital Municipal de Caravelas é uma grande conquista da população. Por vários anos a principal unidade de saúde do município ficou desativada, inclusive, sendo habitada por cavalos e outros animais.
A mudança dessa história começou em julho de 2019, quando o hospital foi revitalizado e entregue à população com novas salas e novos equipamentos (raio-x, monitores cardíacos, incubadoras, por exemplo), permitindo aos caravelenses nascer na cidade onde vivem e terem acesso à diversas especialidades médicas e exames laboratoriais, sobretudo, após a incorporação do laboratório de análises clínicas e do ambulatório municipal.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça está realizando triagem de pacientes para atendimentos oftalmógicos

A triagem será realizada entre até a próxima quarta-feira (16). Entre os dias 21 e 24 deste mês de fevereiro, os pacientes diagnosticados com algum problema de visão serão atendidos no mutirão de serviços oftalmológicos. O mutirão de atendimento oftalmológico consiste na atuação de profissionais da...

Caravelas está realizando mutirão e cirurgias oftalmológicas no próprio município pela primeira vez na história

480 pessoas foram atendidas entre os dias 08 e 09 de setembro. 150 deles foram diagnosticados com a necessidade de procedimentos cirúrgicos, agendados para os dias 27 e 28 deste mês. Essas não seriam informações novas, não fosse o fato de serem realizadas pela primeira...

Pacientes devem procurar unidades de saúde para agendar atendimento no mutirão do glaucoma de Caravelas

O mutirão do glaucoma vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro, nas dependências externas do Hospital Municipal de Caravelas, a partir das 07h da manhã. Os pacientes - com sintomas ou diagnóstico do glaucoma - devem procurar a unidade de saúde mais próxima...