TAGS

Suzano vai iniciar formação de jovens do extremo sul no curso de operador de processo de produção

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Suzano inicia na próxima segunda-feira, 30 de agosto, mais uma turma do Formare em sua unidade de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia. No Dia do Voluntariado, comemorado neste sábado, 28 de agosto, a empresa evidencia essa importante iniciativa, que é desenvolvida pelo Programa Voluntariar em parceria com a Fundação Iochpe. O projeto, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para educação profissional e o mercado de trabalho, conta com o apoio de voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação da Fundação Iochpe e compartilham seu talento e experiência, utilizando a educação como instrumento principal para esta mudança e plantando o futuro.
O curso oferecido pelo Formare na unidade Mucuri é de Operador de Processo de Produção. Dentre os benefícios oferecidos para os participantes estão a capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida. Durante o período de pandemia, as aulas serão realizadas excepcionalmente em formato virtual. Serão, ao todo, dez meses de curso entre disciplinas práticas e teóricas, proporcionando maior oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para o mercado de trabalho.
Desde a criação do projeto, em 2005, a Suzano já formou 692 jovens em 37 turmas em todo o Brasil. Em Mucuri, o Formare já qualificou 260 jovens em 13 turmas. Do total de formandos na Bahia, 173 (67%) jovens que passaram pelo projeto estão inseridos atualmente no mercado de trabalho, sendo que 83 (32%) trabalham na Suzano. Laiane Santos, 22 anos, é uma das formandas que foram contratadas pela Companhia. Moradora da comunidade quilombola de Volta Miúda, em Caravelas, ela fez o curso em 2018, passou pelo estágio, trabalhou como auxiliar de produção e hoje é a primeira mulher operadora de área da caldeira de recuperação química da Unidade Mucuri.
�??Sempre foi um sonho trabalhar na Suzano e desde o primeiro momento fiquei encantada. O Formare foi uma escola e hoje é muito gratificante olhar para trás e ver como cresci até ser a primeira mulher a ocupar o meu cargo. �? uma forma de mostrar que não tem nada que as mulheres não possam fazer. Minha dica é: se você quer, vá atrás, se esforce, mostre seu potencial com brilho nos olhos. A vida que a gente quer depende do que a gente faz, é uma frase que aprendi no Formare e levo para sempre�?�, afirma Laiane.
Para Laiane Santos, o aprendizado com os voluntários vai muito além da parte técnica. �??A minha relação com os voluntários do Formare foi maravilhosa. Eles ensinam muito mais do que processos, vivências e experiências na fábrica. Eles nos passam ensinamentos de como lidar com pessoas, como se comportar no ambiente profissional, orientam e ajudam diante das dificuldades. Muitos voluntários marcaram a minha trajetória, tenho uma enorme gratidão a todos�?�, diz Laiane.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Fogo avança sobre a cidade de Mucuri e deixa a população em alerta total

O incêndio consumiu parte da vegetação próxima à Lagoa Azul, um ponto turístico muito conhecido em Mucuri, no extremo sul da Bahia.O fogo consumiu parte dos bangalôs da Pousada Tarumã, localizada próximo à Vila da Suzano. Água da piscina foi usada para conter as...

Caminhoneiro após polícia recuperar seu veículo de trabalho tomado de assalto em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PMBA) recuperou na manhã de hoje (11), no Extremo Sul da Bahia, um caminhão que tinha registro de roubo. Tudo começou quando a vítima acionou a PRF e informou...

Suzano seleciona jovens para programa gratuito de qualificação em Mucuri

O Programa Formare está com inscrições abertas até o dia 20 de agosto de 2023, em Mucuri (BA). A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desenvolve por meio do Programa Voluntariar, em parceria com a Fundação...