Coleta seletiva de Caravelas está completando um ano de implantação

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O mês era agosto de 2020. O desafio era implementar a coleta seletiva em Caravelas. O objetivo, contribuir para minimizar os impactos da atividade humana no meio ambiente.
Em um ano, mais de quinze toneladas deixaram de seguir para lixões, se transformando em produtos reciclados, dinheiro e renda para dezenas de famílias.
IMG 0084
Contêineres da coleta seletiva instalados na Praça Teófilo Otoni, no centro de Caravelas
Quem desembarca na rodoviária ou passa pelas proximidades da Praça Teófilo Otoni, no centro da cidade, logo vê os coletores de lixo, identificados por cores e por tipo de materiais da coleta seletiva.
O que hoje é um projeto vitrine para muitos municípios, até um ano atrás era apenas uma ideia. Com poucos recursos e muitas dificuldades, a Secretaria de Meio Ambiente elaborou o projeto necessário para a parceria entre a Prefeitura de Caravelas e a Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores, Extrativistas e Catadores do Distrito de Ponta de Areia (AMMPECPA), única associação de catadores a apresentar proposta para o chamamento público.
DSC 0044
Separação dos resíduos sólidos na Usina de Triagem e Compostagem de Ponta de Areia
Surgia no extremo sul da Bahia a primeira coleta seletiva, implementada por um órgão público, em âmbito municipal, mantendo em pleno funcionamento o recolhimento e a seleção de materiais na Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos, localizada em Ponta de Areia.
O sucesso do projeto se deve, também à participação dos moradores. Eles têm um papel fundamental, porque já separam o lixo em casa, facilitando o trabalho dos coletores, que passam um dia da semana em Ponta de Areia, Barra e Caravelas, sempre no período da tarde de terça, quarta e quinta-feira, respectivamente.
Moradora levando papelao durante passagem do caminhao da coleta seletiva pelo bairro Tancredo em Caravelas
Moradora levando papelão durante passagem do caminhão da coleta seletiva pelo bairro Tancredo, em Caravelas
A Secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, principal idealizadora do projeto, comemora os resultados. “Esse primeiro ano é uma imensa vitória. Mais do que qualquer coisa, a coleta seletiva muda o destino tradicional do lixo, diminui os impactos para o meio ambiente, ao passo que eleva o desenvolvimento humano, a educação ambiental e a cultura de nosso povo”, argumentou.
Segundo o Prefeito de Caravelas, “o povo caravelense tem uma elevada consciência ambiental e isso ajudou muito o poder público a implementar e a manter essa grande estrutura em funcionamento. O que se tem hoje é o município como um dos poucos no país com políticas públicas eficazes e eficientes com vista à sustentabilidade ambiental”, destacou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...

Paixões e muitas histórias automotivas no 2º Encontro de Carros Antigos em Caravelas

Um final de semana daqueles de ser lembrado por muitos anos. Foi assim em Caravelas, que foi tomada por uma atmosfera nostálgica e vibrante no 2º Encontro de Carros Antigos. Um êxtase para os entusiastas dos clássicos sobre rodas e os apaixonados pela cultura automobilística....

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...