TAGS

Retorno às aulas se transforma em ponto de guerra entre governo da Bahia e professores

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O retorno às aulas, na forma híbrida, está marcado para o próximo dia 26 de julho. A decisão foi tomada pelo Governador da Bahia, Rui Costa, em relação aos professores da rede pública estadual de ensino.
Na modalidade híbrida, as aulas serão ministradas com apenas metade da capacidade da sala de aula, de modo que 50% dos alunos estudem nos dias de segunda, quarta e sexta e os outros 50% voltem às aulas nas terças, quintas e sábados.
Ao anunciar o retorno, Rui seguiu a lógica de que os profissionais foram incluídos no grupo prioritário de vacinação. Com a grande maioria dos profissionais já imunizados contra a covid-19, o retorno com ocupação de metade das salas de aula é o próximo passo para retomar o ano letivo 2020, interrompido pela pandemia do novo coronavírus.
Enquanto a grande maioria da população se expos ao risco de contrair a doença, como única forma de não passar fome, servidores públicos tiveram seus salários mantidos.
Com o avanço da vacinação e consequente redução dos números de casos e mortos a vida começa a ser retomada em vários setores da sociedade.
Com mais de ano interrompido na vida dos alunos, o retorno às aulas – há muito – estava sendo cobrado por instituições da rede pública de ensino, que precisam das mensalidades para arcar com os custos e salários de professores.
O anúncio dos professores na rede estadual não foi aprovado pela APLB/Sindicato, que pede mais tempo para a volta às aulas. A justificativa seria aguardar até que todos os profissionais auxiliares da educação estejam vacinados.
Nesta quarta-feira (14) o governador subiu o tom. Anunciou que vai descontar os salários dos professores que se recusarem à voltar para às salas de aula, no próximo dia 26 de julho. As aulas estavam suspensas desde março do ano passado, quando os primeiros casos de Covid-19 foram identificados na Bahia.
O diretor-geral da APLB, Rui Oliveira, disse que “os profissionais da educação só voltam para o trabalho quando toda a categoria estiver 100% imunizada com a segunda dose”.
Para ele, �??a decisão foi unilateral e não será cumprida porque a categoria decidiu retornar com a aplicação da primeira e segunda dose, o que deve acontecer na primeira quinzena de agosto�?�, argumentou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura baiana registra aumento de 86,6% em casos de dengue em UPA

A prefeitura de Guanambi, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, registrou aumento de 86,6% no atendimento a casos de dengue na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Ao Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o prefeito Nal Azevedo (União), informou que eram 150 atendimentos diários, mas o número saltou para 280 nos últimos dias.  

‘Pé de meia’: Como contribuir com INSS pensando no futuro e em investimento financeiro?

Ao contrário do que se pensa, o planejamento da aposentadoria deve estar no radar de todos os profissionais já no início da carreira e ingresso no mercado de trabalho. Então, como os jovens podem planejar o futuro? Como adequar o valor de contribuição à previdência social de acordo com a realidade econômico-social?   Essas e

Pescador de 74 anos desaparece em trecho do São Francisco na Bahia

Um idoso, de 74 anos, segue desaparecido após sair para pescar entre Ibotirama e Muquém do São Francisco, no Oeste baiano. As buscas por João Ferreira dos Santos ocorrem desde a terça-feira (26), informou o G1. O barco em que ele estava foi localizado nesta quarta-feira (27) perto da localidade de Itaim, às margens do