TAGS

Detran-BA orienta proprietários sobre medidas contra crime de clonagem de veículo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O avanço tecnológico na vistoria de automóveis e a implantação da placa Mercosul ainda não foram suficientes para evitar um crime que causa prejuízos aos proprietários: a clonagem de veículos. O clone apresenta as mesmas características do carro original e usa cópias das placas, adquiridas de forma fraudulenta.
A ação delituosa provoca o acúmulo de dívidas de multas e aumento na pontuação da carteira de habilitação (CNH) para o verdadeiro proprietário do veículo, que ainda corre o risco de responder por crimes de trânsito, em casos de acidentes, sem ter sido responsável pelos atos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) orienta que a vítima primeiro preste queixa em uma delegacia. Depois, ela deve se dirigir à sede do órgão, em Salvador, ou às unidades regionais (Ciretrans), para dar entrada no processo de clonagem, solicitando a troca das placas, cancelamento das multas e baixa na pontuação da CNH.
Para dar mais celeridade ao processo, foi criada a Comissão de Clonagem, que faz uma apuração rigorosa dos casos.�?? Estamos reduzindo o tempo de resposta do parecer sobre cada apuração, gradualmente, e mantemos contato direto com os proprietários, com o objetivo de atualizá-los sobre o andamento do processo ou da necessidade de novas providências�?�, explicou o diretor de Veículos do Detran-BA, Lucas Machado.
Se o cidadão for comprar um carro seminovo, o departamento recomenda que seja feita a pesquisa prévia da situação do veículo no site www.detran.ba.gov.br, acessando o campo �?? Serviços�?�, como forma de se proteger contra a aquisição de um clone.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Técnico da Juazeirense avalia preparação e projeta Série D: “Temos que saber jogar essa competição”

A Juazeirense recebe a visita do Itabaiana na estreia na Série D do Campeonato Brasileiro no próximo sábado (27). O técnico Evandro Guimarães avaliou a preparação do Cancão de Fogo e projetou o início da campanha na competição nacional que distribuirá quatro vagas de acesso à Terceirona nacional.   "Depois do final do Campeonato Baiano

Bahia tem 1,6 milhão de títulos cancelados; maioria é de Salvador

Um total de 1,6 milhão de títulos de eleitor estão cancelados em toda a Bahia. O número é do Seção de Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), levantados no dia 18 de abril e divulgados nesta quinta-feira (25), em coletiva na sede na da Corte.   O cancelamento do documento pode ser ocasionado de diversos

Professor de teatro suspeito de abuso sexual é procurado; acusado atuava no Sudoeste baiano

Um professor de teatro que atua em Itapetinga, no Médio Sudoeste baiano, segue procurado pela polícia. O homem, que trabalhava pela prefeitura local, é acusado de abuso sexual contra alunos. Segundo a TV Sudoeste, três vítimas registraram boletins de ocorrências, mas há a suspeita de que o número seja maior. Pelo menos, 15 casos são