Mãe e bebê morrem durante parto na UMMI de Teixeira de Freitas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Nicoly das Virgens Pereira (19 anos) estava grávida de 41 semanas e três dias. Morava em São José de Vereda (Piau), no município de Vereda. No último sábado (17) resolveu buscar atendimento na Unidade Materno Municipal Infantil (UMMI), em Teixeira de Freitas, onde chegou por volta das 23h30, acompanhada do marido.
Na manhã de domingo (18), por volta das 09h da manhã, o marido foi surpreendido com a notícia do falecimento de sua companheira.
VERS�?O DA FAMÍLIA – Uma companheira da ala da enfermeira, segundo familiares, relatou que a jovem teria recebido uma medicação (conhecida como ocitocina, afim de induzir ao parto normal). O medicamento, no entanto, teria apresentado reações adversas, inclusive, com a manifestação da própria parturiente de que estava passando mal, enquanto falava embolando a língua, se debatendo e vomitando. “Eles retiraram [a jovem], às pressas, para a sala de cirurgia e ela não voltou mais”, disse.
A equipe médica, segundo a família, informou que Nicoly sofreu um infarto, com convulsão, por motivações raras, sendo necessário procedimento de reanimação.
O bebê foi retirado vivo, levado para a UTI neonatal, com pouca oxigenação no cérebro e não sobreviveu, vindo à óbito na tarde de segunda-feira (19).
Sem exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte ainda não tem causa determinada.
VERS�?O DA PREFEITURA DE TEIXEIRA DE FREITAS – A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o atendimento da gestante de 41 semanas, com assistência e suporte para a realização do parto, procedimento que terminou com o óbito. A unidade providenciou toda medicação e atendimento necessários. O parto chegou a ser realizado na tentativa de salvar a criança, porém, depois de internada da UTIN, o bebê também não resistiu. O caso será encaminhado para a Comissão de �?tica Médica da instituição, afim de ser feita a avaliação do prontuário, de toda documentação e posteriormente disponibilizado o parecer”, explica.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas lamentou profundamente o ocorrido, na oportunidade em que pede para respeitarem a dor da família, reiterando compromisso com as pessoas e com a transparência.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gestante entrou bem e saiu morta de hospital em Ilhéus

Iasmin Ingrid Barbosa (25 anos) estava internada em coma induzido no Hospital do Cacau, desde o último dia 13 de janeiro após ser transferida da Maternidade Dr. Joaquim Sampaio, de Ilhéus. A jovem teve complicações no parto, e, de acordo com nota da maternidade, foi...

Mãe e bebê morrem durante parto por falta de socorro

O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (23), em São Miguel das Matas, no Recôncavo Baiano. Segundo a Polícia Civil, a mulher começou a ter convulsões durante o nascimento do filho. O companheiro dela se negou a dar assistência. Preso em flagrante por omissão de socorro,...

Parto está entre metade dos erros médicos no país

Pesquisa realizada pela Associação das Vítimas de Erros Médicos, que funciona em São Paulo há oito anos, registra quase 50% dos casos com relação direta com complicações durante o parto. Esse percentual se repete nas estatísticas de outra Associação das Vítimas de Erros Médicos, a...