Paulinho de Tixa é absolvido pelo Tribunal de Justiça da Bahia no caso coconut

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
Reviravolta no caso coconut, que apurava crime de responsabilidade do ex-prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo (PSB), absolvido do processo que o acusava de desvios de verba pública, a partir da contratação de um funcionário fantasma.
Em decisão desta quarta-feira (24), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) desconsiderou um acórdão que mantinha uma condenação contra ‘Paulinho de Tixa’, como é mais conhecido.
O ex-prefeito foi acusado pelo Ministério Público do Estado (MP/BA) de contratar um funcionário [Jailson Fontoura da Conceição] tido como �??fantasma�?� entre junho de 2011 e fevereiro de 2012, resultando no gasto de R$13.679,25. Relator do caso no TJ/BA, o desembargador Eserval Rocha considerou os argumentos técnicos da defesa do ex-gestor.
O caso foi denominado de Coconut, já que Jailson da Conceição é conhecido por vender coco. Ele também foi absolvido do caso. Paulinho de Tixa tentou voltar à prefeitura ano passado, mas perdeu a eleição para Robertinho (DEM).
IMORAL, MAS LEGAL: Segundo Rocha, a condenação sofrida por Griffo, no caso por peculato [apropriação de bem ou renda pública por furto ou desvio], não se aplica ao caso. O magistrado considerou que o pagamento de remuneração em si ao funcionário, que não prestou o serviço, �??não consiste em desvio de verba pública, dado que o salário é uma obrigação legal e, portanto, é devido�?�.
Eserval Rocha ainda pontou que Griffo não foi condenado por desvio de verba, mas por ter �??sido conivente com uma remuneração sem contrapartida do servidor contratado, de sorte que, nos termos da jurisprudência do STJ, esse comportamento, apesar de imoral, não é penalmente típico�?�, diz trecho da sentença.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Fogo avança sobre a cidade de Mucuri e deixa a população em alerta total

O incêndio consumiu parte da vegetação próxima à Lagoa Azul, um ponto turístico muito conhecido em Mucuri, no extremo sul da Bahia.O fogo consumiu parte dos bangalôs da Pousada Tarumã, localizada próximo à Vila da Suzano. Água da piscina foi usada para conter as...

Caminhoneiro após polícia recuperar seu veículo de trabalho tomado de assalto em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PMBA) recuperou na manhã de hoje (11), no Extremo Sul da Bahia, um caminhão que tinha registro de roubo. Tudo começou quando a vítima acionou a PRF e informou...

Suzano seleciona jovens para programa gratuito de qualificação em Mucuri

O Programa Formare está com inscrições abertas até o dia 20 de agosto de 2023, em Mucuri (BA). A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desenvolve por meio do Programa Voluntariar, em parceria com a Fundação...