TAGS

Hidratante para o rosto e a estações do ano – o que muda?

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Clima mudou, nossa pele muda também! Você já observou isso acontecendo com sua pele? As mudanças climáticas podem interferir na beleza e saúde da pele, mesmo aqui no Brasil, um país que não tem as 4 estações tão bem definidas e demarcadas em uma grande parte do território, por se tratar de um país tropical. Mas, é preciso identificar a necessidade de cuidados diferenciados para cada tipo de clima que vivemos, para não passarmos pelos extremos, nem do ressecamento, e nem da oleosidade excessiva.
Mas então, o que muda na hidratação em cada estação do ano?
As alterações do clima afetam a saúde da pele de diferentes maneiras e os efeitos podem ser vistos, sentidos e percebidos na sensibilidade, hidratação, e até mesmo na renovação celular da pele.
Quando essas mudanças climáticas ocorrem de maneira brusca, o pH da pele passa por um desequilíbrio, o que torna a pele mais sensível e com maiores chances de algumas alterações como vermelhidão e até mesmo acnes. Esse desequilíbrio deixa a barreira da pele mais enfraquecida, fazendo com que a poluição e outros fatores atuem mais facilmente na saúde da pele, fazendo com que ela seja fragilizada.
modalCada estação, um cuidado
Dentre as alterações causadas pelas mudanças climáticas, o ressecamento da pele pode ocorrer tanto no verão como no inverno.
Quando estamos no verão, temos temperaturas mais elevadas. Pelo clima quente e um país tropical com várias belezas naturais, nessa estação é maior as idas em praias, rios, cachoeiras, ou apenas mais exposição ao sol, só de caminhar até a padaria mais próxima. Muitas dessas exposições, se não acontecerem com a pele protegida contra os raios nocivos do sol, pode ressecar a pele, ao ponto de acontecer descamação, mais conhecida como o ato de despelar.
Já no inverno, pela menor umidade encontrada no ar e temperaturas mais baixas, a pele começa a perder sua hidratação, ainda mais pela prática muito comum dessa época, que são os banhos quentes. A pele fica mais frágil e muitas pessoas apresentam uma sensibilidade maior, passando por alergias e processos de irritações na pele, devido ao clima mais frio.
Para ambos os casos, a necessidade de hidratação é muito importante. No verão, associando esse cuidado com o uso de protetor solar, e no inverno, além de aumentar a hidratação, optar por banhos mornos ou frios, que trazem mais benefícios para a pele.
23 1Outro fator importante que precisa de atenção é a oleosidade que aumenta no verão. Isso ocorre porque sem a hidratação necessária, e a exposição ao sol aumentada, a pele perde sua água e então o nosso organismo entende que precisa produzir mais sebo para manter a pele hidratada, principalmente no rosto. Algumas dicas, além da já falada acima, de hidratar, é utilizar produtos que ajudem a controlar a oleosidade, como, sabonetes e tônicos com poder adstringente, protetor solar com ação de controle de oleosidade e uma higiene facial feita toda noite, para retirar as impurezas do dia a dia. Tomar bastante líquido é uma excelente dica para a saúde do corpo como um todo nesse período de temperaturas mais altas.
Ainda quando se fala do verão, uma grande dica é não utilizar produtos fortes, que contenham ácidos, ou até mesmo procedimentos que possam causar manchas na pele.
Já quando falamos do inverno, com a temperatura mais baixa, o frio pode atacar ainda mais as peles secas e maduras. Sendo assim, a dica fundamental é, invista em cremes hidratantes e nas misturas oleosas que ajudam a reter a água na pele. A hidratação será o segredo para uma pele viçosa, com saúde e bonita, ainda mais nessa época mais fria. Utilize produtos com ativos poderosos que hidratem, nutram e repararem a pele. Procure esses componentes nas fórmulas: a manteiga de karité, ureia, ácido hialurônico, pantenol, nicotinamida.
Para ler o artigo completo sobre hidratantes faciais dê uma olhada no site de nossos parceiros EscolhaBeleza.com

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é baleado por policial no centro de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (17), um homem foi baleado por um policial na Estação da Luz, no centro de São Paulo. O tiro foi realizado por um policial militar por volta das 16h30, ainda não há informações sobre a motivação do episódio. Conforme informou a PM, o socorro foi prestado pelo próprio agente e o

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros