Foram quase dois anos, construindo mais uma das grandes obras de infraestrutura na história de Caravelas.
O gabião (conhecido como cestão) foi construído numa estrutura armada, flexível, drenante, de grande durabilidade e resistência. O muro de arrimo, como também é conhecido, foi produzido com malha de fios de aço recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e no meio por fios de diâmetro maior.
Obras de construção do muro de arrimo estão na fase final
A execução do projeto desafiou a engenharia para reduzir a força do Rio Caravelas e o avanço sobre as residências dos caravelenses, principalmente, em época de fortes chuvas e de maré grande.
Essa obra aumentou o recuo do Rio Caravelas, que já invadia o passeio de casas e estabelecimentos comerciais, construídos ao longo da região que se estende do Mirante do Cascalho à Praça dos Pescadores.
Construção do muro de arrimo recuou o Rio Caravelas, aumentando uma área onde passou a existir uma rua e dará lugar, também, à uma praça
As dificuldades, além da captação de recursos, aumentaram em razão de o trabalho ser realizado apenas em maré baixa, com serviços executados entre 2 e 3 horas diárias, avançando não mais que 2 metros nos dias favoráveis. A obra tem 2 metros de altura, por 7 metros de largura e mais 630 de cumprimento.
O projeto exigiu a utilização de mais de 500 caçambas trucadas de areia (com 10 metros cúbicos) e outras 430 caçambas trucadas de pedras, extraídas e transportadas dos municípios de Itanhém e Jucuruçu, o que aumentou, consideravelmente, a dificuldade e o custo da obra.
Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas) acompanhando as obras de construção do muro de arrimo de Caravelas
Segundo o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “essa é mais uma obra de orgulho e satisfação de ter conseguido mudar pra melhor a vida de tantas pessoas, obrigadas à enfrentar a força da natureza e de ver suas casas, em cada temporada de chuva, invadidas pela água, sem que nada fosse feito, até esse desafio ser enfrentado por nós e, graças à Deus, o resultado está ai”, disse emocionado.
OUTRAS OBRAS – O muro de arrimo não é a primeira das grandes obras realizadas no município. A drenagem na Barra de Caravelas e na Avenida Sócrates Ramos, a revitalização dos ribeiros da Barra e de Barcelona, a construção do Píer da Barra (com mais de 200 metros, mar adentro) estão entre os desafios já superados pela engenharia e pela capacidade da administração municipal de Caravelas de transpor dificuldades, muitos delas, consideradas impossíveis, agora já uma realidade na vida dos caravelenses.

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