Irmão de vereador de Caravelas morre na UPA de Teixeira de Freitas. Família acusa unidade de negligência

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Arnaldo Miranda Costa (44 anos) faleceu nesta terça-feira (16). A família acusa o município de Teixeira de Freitas de negligência por falta de insumo na rede pública de saúde.
Na última quinta-feira (11) foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) de Teixeira de Freitas, com falta de ar e comprometimento de 40% do pulmão. No dia seguinte, na sexta-feira (12), foi transferido para o Centro de COVID do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde não ficou por conta da falta de insumo e equipamentos, sendo novamente transferido para a UPA 24 Horas da cidade.
Começava a peregrinação dos familiares em busca de socorro. Em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), conseguiram uma vaga no Hospital Neurocor (em Porto Seguro), sem ter sido realizada a transferência, em razão de uma falha em procedimentos administrativos, que deveriam ter ocorrido na UPA de Teixeira de Freitas.
A família alega ter procurado a direção da unidade para verificar porque o nome de Arnaldo Miranda Costa não constava no sistema. �??Fomos até a direção da UPA para saber o que estava acontecendo, quando fomos informados que houve um erro ocorreu entre a internação na UPA, depois transferido para o HMTF, em seguida, recusado no hospital e devolvido para a UPA”, explicou.
Esse imbróglio causou a necessidade do cadastro no sistema, como internação nesta terça-feira (16). Mesmo assim, o Hospital de Porto Seguro Neurocor aceitou o pedido de transferência.
O que era pra ser uma solução, se tornou novo problema. A transferência dependia de uma unidade móvel. Segundo familiares, o município de Teixeira de Freitas, leia-se, UPA 24 Horas, não providenciou uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo necessária a contratação de uma UTI Móvel Particular de Porto de Seguro e quando conseguiu resolver mais essa dificuldade, o paciente já estava morto.
SIC de Teixeira de Freitas
Portal do município de Teixeira de Freitas (no sítio da internet www.teixeiradefreitas.ba.gov.br), com retorno de Erro 404 (Página não encontrada), em acesso ao link do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), canal que deveria atender os pedidos de acesso à informação, exigência legal da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação)
Irmão da vítima e vereador no município de Caravelas, João Miranda acusa a unidade de negligência. “Tem alguma coisa errada, porque meu irmão estava lúcido e falando, inclusive, no dia que morreu mandou um áudio para a mulher e filhos. Entubaram ele e morreu, em seguida, por falta de equipamento e negligência. O próprio diretor da UPA nos pediu para providenciar insumo básico de saúde, algo que não poderia faltar numa unidade, onde as pessoas vão em busca de atendimentos de emergência”, denunciou.
Esse não seria o primeiro caso que atingiu a família. Em 2020, uma sobrinha do vereador morreu após complicação provocada pelo novo Coronavírus. “A Ashley, filha de meu irmão, também morreu por negligência”, completou.
A família agradeceu o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, pela mobilização e suporte para ajudar o paciente. Em razão do diagnóstico da COVID-19, não houve velório e o corpo seguiu direto da funerária para sepultamento no cemitério local.
Encaminhamos à Prefeitura de Teixeira de Freitas, solicitação de informações sobre esse caso, sem retorno, inclusive, acessando ao Portal da Transparência para registro no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), exigido em lei, sem que tivesse em funcionamento.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Consultório de arboviroses na UPA (Foto: Junior Origem) Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde implementou consultórios de arboviroses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento

Prefeitura reafirma compromisso com a valorização dos servidores públicos

O reajuste de 42,9% do Auxílio-Alimentação dos servidores efetivos municipais do Poder Executivo, que passou ao valor de R$ 400,00 a partir de março, representa o compromisso da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas na valorização destes profissionais. Entretanto, é importante ressaltar que a gestão atual possui um longo histórico referente à concessão de benefícios

Prefeitura realizou treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida

Treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida (Foto: Junior Origem) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas promoveu na terça-feira (26) um curso de treinamento aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) no auditório da Secretaria de Administração voltado ao uso do larvicida, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que será utilizado nas