Devotos de Iemanjá em Alcobaça fazem oferendas à Rainha do Mar

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Como já é tradição, todo dia 2 de fevereiro a rainha do mar na Bahia reúne milhares de devotos, em Alcobaça não é diferente.
As manifestações desse ano aconteceram no Templo do Terreiro do Baba orixá Pai Loy Amor (localizado no bairro Farol, em Alcobaça), com várias pessoas transportando seus presentes em barcos até o mar, onde fazem suas oferendas.
Fogos marcaram o início da festa, com cerca 100 pessoas acompanhando o cortejo da “rainha do mar”, na tradição do candomblé. A festa deste ano contou com o apoio do Comitê Municipal de Cultura (através de Romário e Thiago Mares, conhecido como ‘Thiago de Mestre Alegria’).
Turistas de vários estados do Brasil compareceram a esta manifestação cultural. A mineira, Janaina saiu de Belo Horizonte e aproveitou a data e a festa de iemanjá. Ela e outras centenas de pessoas atravessaram o bairro para ir até ás aguas para entregar rosas, de várias cores. “Já venho há muitos anos, agradeço por ter vencido um ano com saúde e peço para que este venha também com muita saúde”, enfatiza.
Outra turista, Maria de Lourdes (65 anos) é carioca e há uma década repete o mesmo ritual na uma festa de Iemanjá em Alcobaça. “Entrego meus presentes e, hoje, trouxe para alfazema, sabonete e rosa”, afirmou.
A HIST�?RIA DE IEMANJÁ: Acredita-se que quando a oferenda não afunda ou volta para terra firme é porque não foi aceita e está sendo devolvida por Iemanjá.
A grafia do nome de Iemanjá também é realizada com Y, por isso é tão comum encontrar o nome da divindade escrito desta maneira: Yemanjá. Na África seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá �??Yèyé Omo Ejá�?�, que significa mãe dos filhos-peixe. No Brasil, ela também recebe os nomes: Inaé, Ísis, Janaína, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar e Sereia do Mar.
QUEM �? IEMANJÁ?
Considerada a Rainha do Mar, Iemanjá é uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Muito cultuada e respeitada, ela é tida como a mãe de quase todos os Orixás. Sua representatividade está muito ligada à fecundidade, por isso foi destinado à ela o Mistério da Geração.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...